Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Exposição de trabalhos e trocas de experiências movimentam o CTISM nesta sexta-feira (18) e neste sábado (19)

Atividades devem reunir mais de mil alunos de Santa Maria e da região



Foto colorida horizontal de feira. Do lado esquerdo, vários estudantes observando um equipamento. Do lado direito, um estudante em pé mostra como funciona a máquina.
Feira de Ciências, Tecnologia e Cultura reúne projetos desenvolvidos pelos estagiários do CTISM

Nesta sexta (18) e neste sábado (19), o Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) realiza três eventos simultâneos para receber a comunidade, expor trabalhos e conectar os estudantes com as empresas da região. Os três eventos abertos às escolas e à comunidade em geral são: a 4ª Feira de Ciências, Tecnologia e Cultura do CTISM, o CTISM School Maker Faire, e o Conexão CTISM-Empresa.

Mais de 80 trabalhos estão expostos na Feira de Ciências, Tecnologia e Cultura do CTISM e permitem que os visitantes entrem em contato com as produções tecnológicas, artísticas e culturais desenvolvidas pelos estudantes. As atividades ocorrem nos prédios 5C, 5D e 5E, na sexta até 17h e no sábado das 8h30 às 11h30.

De acordo com Fredi Zancan Ferrigolo, vice-diretor do CTISM, cerca de 15 escolas e mais de mil estudantes agendarem participação nos eventos.  atividades. O professor estima que a adesão possa ser maior, pois não era obrigatória a inscrição prévia para participar e as escolas de toda a região estão convidas.  

“O objetivo principal é que os alunos possam expor seus projetos de ensino, pesquisa e extensão, muitas vezes desenvolvidos em estágios que fazem aqui dentro. É essa questão pedagógica, de eles apresentarem seus trabalhos, e também de divulgação do CTISM, para que o público de fora possa conhecer o que a gente produz aqui”, explica.



Feira de Ciências, Tecnologia e Cultura do CTISM

Foto colorida horizontal de plataforma colorida com pessoa se equilibrando
Visitantes podem experimentar a plataforma Neuro X

Otávio Scolari e Augusto Ricardo, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena de Santa Maria, têm interesse na área de tecnologia e contaram que acharam vários projetos interessantes. “O projeto de reabilitação de pessoas idosas e cadeirantes, e o trabalho em que uma mão com controle por câmera segue o seu comando”, destaca Otávio sobre os que mais chamaram sua atenção na Feira de Ciências, Tecnologia e Cultura. O aluno ainda comenta que quer cursar Engenharia Mecânica, enquanto o colega, Augusto, quer fazer Informática.

Um dos projetos mencionados pelos alunos é o “Neuro X – Aplicação da pneumática para uso em fisioterapia”, que chama a atenção de quem passa por apresentar uma plataforma que se movimenta e pode ser experimentada pelos visitantes. O trabalho, desenvolvido por discentes do CTISM, criou um dispositivo que auxiliará na recuperação de pessoas com deficiências neurológicas ligadas ao equilíbrio. Além desse, outros trabalhos inovadores atraem a a atenção do público: teste de qualidade de gasolina, elevador de naftalina, motor de corrente contínua, fabricação de etanol e manipulador industrial.

 

School Maker Faire

Foto colorida horizontal de crianças de costas olhando para pequeno robô
Crianças se encantaram com robô que dança

Na School Maker Faire, os alunos de outras escolas têm a oportunidade de expor projetos de diversas áreas: ciência, tecnologia, arte, artesanato, performances e habilidades cotidianas. “Maker Faire”, em uma tradução livre “feira de fabricantes”, é um conceito criado em 2006 pela revista americana Make e que reúne entusiastas do método DIY (Do It Yourself, que significa faça você mesmo) para expor suas criações. Atualmente essas convenções estão espalhadas pelo mundo inteiro, e o CTISM sedia a única edição brasileira deste ano. E com o objetivo de aproximar estudantes de empresas da região, a primeira edição do CTISM-Empresa recebe 18 empresas para apresentar oportunidades de estágios e empregos aos alunos.

As crianças menores não ficaram de fora da diversão, principalmente entretidas pelos robôs que dançam os mais variados hits. Os alunos da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo ficaram encantados com o trailer do Mundo Ferroviário em Miniatura, que traz uma maquete de 6 m de comprimento de vários cenários brasileiros, como estações ferroviárias e pontos turísticos. A maquete levou mais de 10 anos para ser construída, é a maior maquete ferroviária itinerante do Brasil.

As atividades continuam pela manhã deste sábado (19), das 8h30 às 11h30.

 

Texto: Giulia Maffi, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Fotos: Gustavo Damascena, estudante de produção editorial e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Maurício Dias, jornalista















Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-67289

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes