Curso de introdução aos Direitos Humanos terá início no dia 23

Curso será ministrado via Moodle e será composto por 23 vídeos

A UFSM, por meio de seu Observatório de Direitos Humanos (ODH) vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PRE), está oferecendo à comunidade acadêmica um curso de introdução aos Direitos Humanos. O objetivo é proporcionar uma compreensão fundamental e abrangente dos direitos inerentes a todas as pessoas, destacando a importância de reconhecer e respeitar as diferentes identidades e lutas relacionadas a raça/cor, gênero, orientação sexual, entre outros.

O curso será ministrado via Moodle e será composto por 23 vídeos, organizados em três eixos temáticos: Direitos Humanos, Questões de Gênero e Questões Raciais. Cada vídeo tem uma duração média de 15 minutos, oferecendo aos participantes uma sólida compreensão dos princípios, conceitos, evolução histórica e desafios contemporâneos ligados aos direitos humanos. O enfoque é dado por meio do fortalecimento das vozes protagonistas nessas áreas, proporcionando uma visão crítica e aplicável ao contexto acadêmico e social.

Além disso, o curso visa fomentar a reflexão sobre a importância dos Direitos Humanos no ambiente acadêmico, profissional e na prática extensionista, integrando esses valores na formação cidadã e profissional dos estudantes. A realização do curso é obrigatória para os alunos contemplados nos editais de bolsa de extensão.

As inscrições podem ser feitas por meio do formulário

A abertura do curso será presencial, no dia 23 de outubro, às 14h, no auditório do CCSH (prédio 74C).