Nos dias 24 e 25 de outubro acontece a 1ª edição do Seminário do Laboratório de Figurino, o Inventando Moda. O evento tem como objetivo a pesquisa, a discussão e o debate sobre o figurino cênico. Também propõe a experimentação prática, através de oficinas, do figurino e de adereços. O seminário também abordará a pesquisa sobre tecidos, texturas, estampas, cortes, concepções, composição de tecidos e de cores.
O propósito da iniciativa é dar destaque para o processo de criação, discussões e pesquisas sobre o figurino, no âmbito profissional e escolar. O figurino é um elemento importante na composição das visualidades da cena, por isso, faz-se necessário o aprimoramento e a formação neste campo.
O evento é gratuito e aberto para interessados em pensar, discutir e criar sobre figurino e indumentária. As inscrições podem ser feitas através do formulário.
Programação:
24 de outubro
Teatro Caixa Preta
08h30:- Abertura do Seminário
08h45 – 10h: Alinhavando idéias: a caracterização cênica como dramaturgia da visualidade
Com: Prof. Lucas Larcher – Artista-docente-pesquisador, atuando como Diretor de Artes Cênicas no Ministério da Cultura – Escritório Estadual de São Paulo (MINC-SP), como Professor Colaborador no Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e como Coordenador de Serviço Educativo da Manaká Cultural. Pós-Doutorando e Doutor em Artes pela UNESP, Mestre em Artes pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e graduado em Teatro pela mesma instituição, com bolsa sanduíche no exterior (CNPq-CAPES) na Universidade de Évora (UÉ), em Portugal. Como artista, exerce, principalmente, as funções de diretor, de ator(-manipulador) e de caracterizador cênico (figurino, maquiagem, cabelos e adereços). Na esfera docente, ocupa-se com frequência das áreas de Pedagogia do Teatro, de Teatro de Animação, de Design Cênico e de Teoria do Teatro. Enquanto pesquisador, dedica-se ao Teatro Infantojuvenil, com ênfase nas relações entre práticas artísticas e proposições pedagógicas para a formação de professores. Integra o grupo de pesquisa ‘Poéticas cênicas: visuais e performativas’, registrado junto ao diretório do CNPq.
10h30 – 12h: – Corpo e visualidades: mascaramentos decoloniais
Com: Prof. Daniel Costa – Artista da Cena, pesquisador e Docente. Atua como docente na Universidade Federal de Uberlândia (Escola de Educação Básica – ESEBA/UFU). É docente nos Programas de Mestrado Profissional em Arte – ProfArtes/UFU, no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (IARTE/UFU). Licenciado em Dança e Teatro. Bacharel em Dança. Possui licenciatura em Pedagogia Educação Especial. Lidera o Grupo Aroeira (CNPq) e integra como pesquidador o Grupo Pindorama (Unicamp/CNPq). É autor das Coletâneas “Arte na Educação Básica” (1ª e 2ª edição), “Estudos sobre o Corpo” e dos livros “Corpo e Diásporas Performativas” e “Encruzilhadas de uma dança-teatro brasileira: f(r)icção arte-vida em processo de criação”. Site: www.danielcosta.art.
14h – 16h: Anderson Martins, do Grupo de Teatro Por que não?
16h: Performance Fora da Casinha – Profa. Tatiana Wonsik Recompenza Joseph
25 de outubro
08h30 – 10h: Processo Criativo: cruzamentos entre artes visuais e figurino
Com: Luciano Santos – Natural de Santa Maria/ RS/ Brasil; Onde reside e atua. Mestre em Artes Visuais / UFSM. Participação em mais de 40 exposições coletivas e 10 exposições individuais com premiações em vários salões – como 18˚Salão Jovem Artista do Grupo RBS TV; Salão de Arte Religiosa de Santa Maria e XII Salão Latino Americano/ Museu de Arte de Santa Maria, entre outros – recentemente atuando também com curadoria. Artista Visual. Artesão. Performer. Figurinista de teatro e ballets folclóricos gaúchos. Cenógrafo. Carnavalesco. Com trabalho essencialmente em colagem analógica onde tem na cópia reprográfica e no imagético religioso católico, somados a questões de memória pessoal, o ponto de partida de sua obra; essencialmente voltada às questões populares da fé onde traça transversais de significados e ressignificações carnavalizadas na criação de imbricado universo pessoal mítico alegórico. Sua Virgem Maria e suas figuras anacrônicas – com “olhares reais” – perpassam sutilezas únicas criando “entidades” tangíveis e instigadoras.
10h30 – 12h: Figurinos Ecológicos – pensamentos e práticas
Com: Paula Martins – Artista e pesquisadora, investiga como a filosofia ecológica pode inovar o design de cenografia e figurinos, promovendo diálogos essenciais entre as artes cênicas e o meio ambiente. Formada em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2014) e em Cenografia e Figurino pela SP Escola de Teatro (2018), obteve seu mestrado em Artes em 2022. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e integra o Grupo de Pesquisa em Figurino, Indumentária e Tecnologia Cênica da USP.
14h – 17h: Oficina – Técnica de crepagem: modelando direto sobre o corpo
Com: Professor Junior Ruviaro é professor e empresário do ramo de moda. Formado em Publicidade e propaganda pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Design de Moda pela UFN (Universidade Franciscana), mestre em Humanidades e Linguagens (UFN) é proprietário da confecção feminina Limite Urbano desde 1987. Especialista em modelagem plana e Moulage é professor do Curso de Design de Moda da UFN desde 2016 onde leciona as disciplinas de modelagem, costura, moulage e modelagem digital.
17h30: Desfile “Inventando Moda”
18h: Encerramento