Cursinhos da UFSM oferecem aulas gratuitas de preparação para o Enem

As ações extensionistas oferecem aulas preparatórias de linguagens, redação e ciências humanas, exatas e da natureza

O Práxis Coletivo e o Pré-Universitário Popular Alternativa foram fundados nos anos de 1999 e 2000, respectivamente. Desde então, os grupos são ferramentas que pautam a educação popular e a equidade de acesso ao ensino superior em Santa Maria. Ambas as iniciativas contam com um corpo diversificado de docentes, tanto da UFSM quanto de outras instituições.

Programação do Práxis

De 28 de outubro a 1º de novembro e de 4 a 7 de novembro, o Práxis realizará, das 19h às 22h, uma revisão dos conteúdos que caem nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na primeira semana, o tema das aulas será redação, linguagens e ciências humanas. Na segunda, serão trabalhadas questões de ciências exatas e da natureza.

Não há necessidade de inscrição para acompanhar as atividades. Basta chegar ao prédio da Antiga Reitoria e perguntar na recepção sobre a sala em que elas ocorrem, até as 19h de cada dia. Todos os interessados, estudantes do ensino médio ou não, podem participar. Mais informações serão publicadas no Instagram do projeto nos próximos dias.

Programação do Pré-Universitário Alternativa

No Pré-Universitário Popular Alternativa, a preparação para o primeiro dia de Enem será de 21 a 25 de outubro e de 28 de outubro a 1º de novembro, com aulas de linguagens, ciências humanas e redação. Para o segundo dia de prova, os exercícios com a temática de ciências da natureza e matemática acontecerão entre os dias 4 e 8 de novembro.

Além da abordagem pré-Enem, o programa prepara aulões da equipe multidisciplinar junto à equipe de educação especial. Nesses encontros, são explanadas e debatidas formas de ingresso no ensino superior, cotas, bolsas, currículos e demais questões relacionadas.

Os inscritos serão recepcionados no auditório da Antiga Reitoria. Os encontros começam às 19h e se encerram às 22h, com intervalo de 15 minutos. Estudantes e público externo com interesse em acompanhar a programação podem se inscrever gratuitamente por meio deste link. Ao todo, são ofertadas cem vagas.

Após esse período, as atividades de ensino são finalizadas, mas planeja-se realizar a 2° edição da Feira Alternativa, que visa arrecadar fundos para o caixa do projeto e incentivar interações. Amostras culturais, exposições artísticas e brechó compõem a grade do evento. Atualizações serão postadas no perfil do projeto no Instagram em algumas semanas.

Enem 2024

O Enem 2024 ocorre nos dias 3 e 10 de novembro, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. No total, são aplicadas 180 questões objetivas. No primeiro dia, a duração da prova é de 5 horas e 30 minutos, com questões de linguagens e de ciências humanas, além de uma redação argumentativa-dissertativa. No segundo dia, a duração é de 5 horas, e as questões são de ciências da natureza e matemática. Em ambas as datas, a prova se inicia às 13h30min.

Para realizar o exame, é obrigatória a apresentação de um documento original com foto, sendo aceitos alguns documentos digitais, como e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital. A caneta esferográfica transparente de tinta preta é a única que pode ser usada para o preenchimento do cartão-resposta.

Acessórios para a cabeça e relógios, materiais escolares e eletrônicos – com exceção do celular, que deve ser desligado e guardado em uma embalagem fornecida pelo fiscal ao entrar na sala – são proibidos. Os portões abrem às 12h e se fecham às 13h nos dois dias de Enem.

Texto: Kemyllin Dutra, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Lucas Casali