Edição do Viva o Campus alusiva ao Dia da Criança acontece neste domingo

Atividades gratuitas envolvem diversos espaços da universidade

A UFSM, por meio da Coordenadoria de Cultura e Arte da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), promove neste domingo (13) o Viva o Campus alusivo ao Dia da Criança. As atividades são abertas a toda a comunidade, acontecem das 15h às 18h e contam com apoio da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (Apusm).

Esta edição conta com as seguintes atrações: Polifeira do Agricultor; Jardim Botânico, com a realização de trilha, exposição de animais taxidermizados, oficina “Olha o Passarinho” e o projeto musical “Canções de Todas as Infâncias”; sessões no Planetário; participação do projeto de extensão Arte Além do Ofício e da Mostra de Ciências Morfológicas.

Haverá ainda atividades diversas alusivas ao Dia da Criança. Entre elas, destacam-se: brinquedos infláveis, jogos e brincadeiras, contação de história, perna de pau, clubinho de leitura, taekwondo, bate-papo sobre infância, pintura de rosto e meditação lúdica. A atração artística ficará por conta da Polly Divertida, apresentando “A Festa Musical”, no largo do Planetário.

O Viva o Campus busca incentivar a participação cultural e artística da comunidade, promovendo a conscientização e o cuidado com o meio ambiente ao trazer a sociedade para o campus sede da universidade. Realizado desde 2014, a ação tem ganhado espaço na agenda de Santa Maria, ressaltando as habilidades e as experiências movimentadas pela UFSM nas diversas áreas de atuação institucional.

Programação:

Atração artística:

16h – Polly Divertida apresenta “A festa Musical”, no largo do Planetário;

Atividades para as crianças:

15h – Apresentação do Projeto Mojubá e ciranda com as crianças, no gramado ao lado do Planetário;

16h às 17h – “Vivenciando um Clubinho de Leitura”, com Camilla Caetano e Roberta Trevizan, no largo do Planetário;

– “Divertindo a Mente: Meditação Lúdica e Ginástica Cerebral”, com Andrea Leandro, no largo do Planetário;

– “Vacinação de Amiguinhos com a Multivacin”, no largo do Planetário, onde as crianças trazem suas bonecas, pelúcias, robôs e outros brinquedos para vacinar;

– Taekwondo para todas as idades, com ATA Focus System, no largo do Planetário;

– Oficina “Criando com a Natureza: Confecção de Cartões e Presentes com Folhas Secas”, com Faufau Brinquedos, no largo do Planetário;

– Bate-papo sobre infância, com Luiza Juchem, do Criançando, no largo do Planetário;

– “Cérebro em Ação. Longe das Telas! Jogos e Brincadeiras”, com Supera, no largo do Planetário;

– “Jogos e Brincadeiras da Cultura Popular – Programa Brinca+UFSM”, no gramado ao lado do Planetário;

– “Jogos Teatrais e Contação de Histórias – Programa Brinca+UFSM”, no gramado ao lado do Planetário;

Jardim Botânico:

15h às 18h – visitação ao Telhado Verde, ao Jardim Sensorial e à exposição de animais taxidermizados;

15h – Trilha “Exploradores da Natureza: o Mundo das Plantas” (20 vagas);

15h, 16h e 17h – Oficina “Olha o Passarinho” (10 vagas);

16h – Projeto musical “Canções de Todas as Infâncias”;

Sessões na cúpula do Planetário:

15h – “O Mundo Virtual de Arthur” + “As Aventuras de Zito” (100 vagas);

16h – “Maravilhas do Universo” (100 vagas);

17h – “O Mundo Virtual de Arthur” + “As Aventuras de Zito” (100 vagas);

Mostra de Ciências Morfológicas:

15h às 18h – Visitação ao acervo da mostra, no prédio 19;

Outras atividades:

– Projeto Arte Além do Ofício, no largo do Planetário;

– Presença da Polifeira do Agricultor, no largo do Planetário.

Texto: Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE