Instituição pioneira na formação de recursos humanos para o atendimento a pessoas com deficiência, a UFSM será sede, no período de 11 a 13 de novembro, do 12º Seminário de Educação Especial e do 1º Congresso Internacional de Educação Especial. Constituída por mesas temáticas, conferências, fóruns e momentos culturais, a programação será desenvolvida no Auditório Wilson Aita, localizado no prédio 9C do campus sede, enquanto que as sessões de apresentação de trabalhos ocorrem no Centro de Educação (CE) – prédio 16. A submissão de trabalhos, nas modalidades de pôster ou apresentação oral, teve o seu prazo prorrogado até a próxima segunda-feira (14).
Como eventos paralelos, ocorrem o 3º Seminário Latino-Americano de Educação Especial e o 1º Fórum do Cursos de Licenciatura em Educação Especial das Instituições Públicas de Ensino. “Formação de professores em educação especial: realidades, desafios e tensionamentos” é o tema central do evento. Na condição de palestrantes e painelistas, estarão presentes professores da UFSM e das universidades federais de São Carlos (UFSCar) de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), bem como da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidad Nacional de San Martín (da Argentina) e Universidade do Minho (de Portugal).
O seminário é promovido pelos três cursos de Licenciatura em Educação Especial da UFSM (diurno, noturno e a distância), pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, pelo CE e seu diretório acadêmico. A programação completa e instruções detalhadas para inscrição de ouvintes e submissão de trabalhos constam na página do evento.