O Grupo de Pesquisa Comunicação Institucional e Organizacional do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) participará de forma remota do “IV Encuentro Comunicación, Cambio Climático Y Agenda 2030: escuchar a la naturaleza, conversar sobre sostenibilidad”. O evento será promovido pela Rede Latino-americana de Pesquisa em Comunicação Organizacional nesta quarta (9) e nesta quinta (10).
O trabalho selecionado é “Comunicação Organizacional, Comunitária e Desenvolvimento Sustentável: desafios e iniciativas após as enchentes no Rio Grande do Sul, Brasil”. Elaborado pela professora Maria Ivete Trevisan Fossá, vice-líder do grupo de pesquisa, e Fabio Frá Fernandes, membro do grupo e relações-públicas da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), o estudo também conta com a colaboração de Ademir Tomás Velasco Cargnelutti, da Escola Estadual Padre Pedro Marcelino Copetti. A pesquisa trata da experiência de um dos nove municípios da Quarta Colônia, no interior do Rio Grande do Sul, impactado pela enchente deste ano.
Durante a apresentação, os autores discutirão a urgência de integrar práticas de comunicação organizacional inclusiva e eficaz, especialmente em contextos de calamidade climática. O estudo examina como a mobilização social, representada pelo projeto “Caminhos de Ivorá”, tem contribuído para a construção de soluções sustentáveis e para o desenvolvimento econômico, social e cultural das comunidades locais. Além disso, a pesquisa ressalta a importância de uma governança transparente e colaborativa na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
A professora Maria Ivete e o relações-públicas Fabio Frá enfatizam a relevância deste trabalho para o fortalecimento da resiliência das comunidades locais diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas. O encontro compartilhar conhecimentos e experiências sobre iniciativas de comunicação voltadas para a sustentabilidade na América Latina.
Mais informações sobre o evento podem ser conferidas no portal: https://www.redlaco.org/