JAI registra recorde de trabalhos inscritos

Esta edição conta com mais de 6 mil trabalhos inscritos, em seus diferentes subeventos

Evento científico da UFSM, a Jornada Acadêmica Integrada (JAI), em sua 39ª edição, acontece de 25 a 29 de novembro, no campus sede da universidade. Nesta edição, a JAI registrou recorde de inscrições. 6.013 trabalhos estão inscritos entre os subeventos: 15º Salão de Pós-Graduação (798), 16º Salão de Ensino (923), 19º Salão de Extensão (923), 39º Salão de Iniciação Científica (2.421) e 8ª JAI Externos (957).

Comparando com edições anteriores, o número de inscrições sobe a cada ano. Na 37ª edição, em 2022, quando teve o retorno presencial após a pandemia de Covid-19, foram 4.231 trabalhos inscritos. Na 38ª edição, em 2023, foram 5.880 trabalhos, e neste ano as inscrições tiveram o recorde de 6.013 trabalhos.

Número de trabalhos inscritos na JAI vem aumentando a cada ano (foto: Ana Alicia Flores)

Expectativas para a 39ª JAI

Para Leandro Souza da Silva, um dos organizadores da JAI e coordenador de Pesquisa (junto à Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa), “a expectativa inicial é a do grande desafio em organizar as etapas de avaliação de todos os resumos submetidos e, daqueles que forem aprovados, a montagem dos módulos temáticos das apresentações durante a semana da JAI. Distribuir no tempo e no espaço, dentro das áreas de conhecimento e nas modalidades de apresentação oral, em painéis e performativa, é uma tarefa bastante laboriosa”.

O organizador também fala sobre o número de trabalhos inscritos e o comprometimento da comunidade acadêmica com este evento. “Expectativa também com a grande quantidade de trabalhos é a UFSM ter um grande movimento dos alunos e professores nos espaços da JAI interagindo com a comunidade acadêmica ao apresentar seus trabalhos de ensino, pesquisa/inovação e extensão durante a JAI. Muitos deles são desenvolvidos pelos alunos bolsistas de iniciação científica ou tecnológica, de ensino ou de extensão de projetos contemplados com as diferentes modalidades de bolsas. Essa apresentação dos bolsistas também faz parte do compromisso por receberem a bolsa.”

Além das apresentações de trabalhos, a JAI conta com a realização de “eventos satélites que podem ocorrer junto aos grupos de pesquisa e unidades/subunidades acadêmicas, com palestras e oficinas complementares às apresentações de trabalhos”, destacou Leandro.

Na JAI são apresentados trabalhos de pesquisa, ensino e extensão de estudantes do ensino médio, graduação e pós-graduação da UFSM, além de trabalhos de estudantes de graduação de outras instituições de ensino. As apresentações são nas modalidades oral ou banner; especificamente para alunos da área de artes cênicas e dança, são apresentações performativas.

Texto: Milena Gubiani, estudante de Jornalismo e estagiária da Agência de Notícias

Edição: Lucas Casali