UFSM vai conceder o título de Doutor Honoris Causa ao professor Reiner Hildebrandt-Stramann

Docente da Universidade Técnica de Braunschweig, Reiner colabora há 40 anos com os cursos de Educação Física da UFSM

Em agosto de 1984, o professor Reiner Hildebrandt-Stramann veio para o Brasil para atuar como professor visitante da UFSM, no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), cargo que ocupou por dois anos. Nessa época, ele auxiliou na consolidação do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano. Desde então, ele atuou incessantemente na colaboração científico-pedagógica com pesquisadores de diversas universidades brasileiras, em especial com os da UFSM. Docente aposentado da Universidade Técnica de Braunschweig (da Alemanha), onde foi professor titular e diretor do Instituto de Ciências do Esporte e da Pedagogia do Movimento, Reiner neste ano também se despede profissionalmente do Brasil. Para coroar esse momento, que celebra os 40 anos de sua cooperação com a instituição, a UFSM vai conceder a ele o título de Doutor Honoris Causa.

A solenidade está marcada para a próxima terça-feira (15), às 9h, no auditório C – anexo ao prédio 18 do campus sede. Na mesma ocasião, será entregue ao Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) a Medalha de Distinção de Reconhecimento. A condecoração deve-se ao apoio e financiamento de projetos acadêmico-científicos no CEFD, desde 1980. As homenagens fazem parte da programação do 3º Simpósio Internacional de Educação Física: Currículo e Didática, que ocorre de 14 a 18 de outubro. O simpósio tem como tema central “As contribuições do Prof. Dr. Reiner Hildebrandt-Stramann à educação e à educação física na UFSM”.

A concessão do título de Doutor Honoris Causa ao professor Reiner foi aprovada pelo Conselho Universitário, após solicitação da coordenação do acordo de cooperação internacional da UFSM com a Universidade Técnica de Braunschweig. Pela UFSM, as coordenadoras do acordo são as professoras Marli Hatje (titular) e Luciana Erina Palma Viana (adjunta).

O professor Reiner tem cerca de 200 artigos científicos publicados e mais de 15 livros editados. Além das universidades brasileiras, trabalhos também em parceria com universidades de Portugal e Espanha. Na UFSM, tem atuado assessorando os docentes de Educação Física na elaboração de um currículo modularizado para a formação de professores.

Entre os projetos que realiza em colaboração com a UFSM, destaca-se também o “Escola móvel com cadeiras dinâmicas de movimento”. Trata-se de um projeto de pesquisa sob a coordenação da professora Daniele Rorato Sagrillo, do Departamento de Metodologia do Ensino da UFSM. Ele busca transpor para o Brasil uma proposta que Reiner desenvolve em escolas da Alemanha, nas quais as crianças dispõem de salas de aula com “cadeiras dinâmicas de movimento” e outros “aparelhos de movimentar”.

Mais informações sobre a trajetória acadêmica do professor Reiner estão disponíveis aqui.