A Mostra Audiovisual Internacional “Proyectar el Cambio” será realizada no miniauditório do Centro de Artes e Letras (CAL), na sala 1203, nesta quinta-feira (10), às 14h30. Essa é a segunda edição da exposição itinerante, composta por 17 peças audiovisuais de artistas da Espanha, do México e da Colômbia. Entre os destaques esta a cineasta ecofeminista espanhola Mariola Olcina Alvarado, diretora do curta Tierra Firme.
“Proyectar el cambio” tem como objetivo provocar a reflexão sobre os desafios colocados pela crise ecossocial e a necessidade de mudança de visão de mundo para o enfrentamento desses problemas. As produções têm formatos e narrativas variadas, como vídeos documentais, ativistas, performativos, ensaios audiovisuais, curtas de animação e poemas visuais.
A mostra surgiu a partir de uma oficina de criação audiovisual seguida de um concurso para seleção das obras na Universidade Politécnica de Valência (UPV). A exposição foi inaugurada na Casa Encendida, de Madri, e já passou por outros lugares da Espanha, como Tenerife e Valência, e por outros países, como México e País de Gales.
No Brasil, a UFSM foi escolhida em função de uma parceria que a instituição mantém com a UPV. A professor Helga Corrêa, do Departamento de Artes Visuais, atuou como docente visitante naquela universidade espanhola por meio do programa Capes PrInt.
Durante a abertura da mostra itinerante em Santa Maria, os curadores espanhóis Lorena Mattalía e José Albelda, ambos da UPV, participarão de diálogo online. A entrada é gratuita.