Foram divulgados nesta quinta-feira (3) os resultados do QS World University Rankings 2025: América Latina e Caribe. Nesta edição, a UFSM permanece como a 70ª da América Latina e 18ª do Brasil – 12ª entre as federais. Trata-se do mesmo desempenho da edição anterior do ranking, consolidando os avanços que fizeram com que a Universidade subisse 11 posições.
Entre os indicadores avaliados, nesta edição a UFSM obteve avanços em “citações por artigo” (subiu 14 posições), “reputação acadêmica” (cinco colocações) e “impacto na web’ (aumento de três posições). Também são considerados outros indicadores, como docentes com doutorado.
O levantamento foi feito pela Quacquarelli Symonds (QS), analista global de Ensino Superior. A edição de 2025 – a 14ª do ranking – avalia 437 universidades da América Latina em 23 países. No total, 96 universidades do Brasil estão elencadas. Do Rio Grande do Sul, as quatro melhores, nesta ordem, são a UFRGS, a PUCRS, a UFSM e a UFPel.
Referência nacional e latino-americana
A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Cristina Nogueira, destaca que os índices de citação de artigos/pesquisador/instituição são parâmetros fundamentais para avaliar o reconhecimento do conhecimento científico produzido e a reputação científica. “O aumento desses índices reflete a qualidade, importância e relevância do conhecimento científico gerado, bem como sua repercussão para a área, em decorrência do comprometimento de pesquisadores e da comunidade científica. Esse crescimento também está relacionado a políticas e investimentos em ciência, além de evidenciar a excelência na formação de recursos humanos em torno de um núcleo científico de destaque”, avalia.
Segundo a pró-reitora, análises recentes têm destacado os índices da UFSM, demonstrando todo o arcabouço do ecossistema de pesquisa, desenvolvimento e inovação criado, fomentado e em constante aprimoramento pela Instituição. Da mesma forma, o investimento realizado, ao longo dos anos, em equipamentos de vanguarda e alta tecnologia, voltados à estruturação de infraestruturas de pesquisa multiusuárias, tem desempenhado um papel fundamental na consolidação de ações concretas em pesquisa e na produção de conhecimento de excelência. Esse avanço tem gerado impactos significativos na inovação, no desenvolvimento de tecnologia e na transferência de conhecimento em diversas áreas.
“A consolidação do ecossistema de pós-graduação na UFSM é, sem dúvida, um dos principais pilares que posiciona a Universidade como uma referência nacional e latino-americana, além de impulsionar sua visibilidade e reputação no cenário internacional”, enfatiza Cristina.
Os resultados completos podem ser vistos no site do QS Ranking.
Artes gráficas: Daniel Michelon De Carli