UFSM é destaque em chamada do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação

A UFSM teve o terceiro maior valor de financiamento, dentre as 23 universidades aprovadas

A UFSM alcançou mais uma conquista, com 100 % de aprovação na chamada do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI), promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A universidade foi aprovada com um dos maiores valores de financiamento, que chegou a mais de R$ 2,6 milhões, posicionando-se na terceira posição dentre as 58 universidades participantes.

Nesta edição, a UFSM destacou-se não apenas pelo financiamento recebido, mas também pelo número expressivo de bolsas de estudo concedidas, sendo 10 de graduação, 10 de mestrado, 10 de doutorado e, pela primeira vez, 5 de pós-doutorado. No total, foram disponibilizadas 35 bolsas para apoiar projetos de inovação em parceria com 12 empresas e 7 programas de pós-graduação (PPGs).

As empresas participantes são:

Auftek Serviços de Tecnologia Ltda. – empresa incubada na Pulsar

Bruning Tecnometal Ltda.

CowMed

Cooperativa Vinícola Aurora Ltda.

Fox IoT Soluções em Equipamentos e Engenharia Ltda. – empresa incubada na Pulsar

Ingal Indústria de Fertilizantes – empresa incubada na Pulsar

Intral SA

Rasip Alimentos Ltda.

Transfertech Gestão de Inovações Ltda.

Vinícola Salton SA

Zagaia Cervejaria Ltda.

Zagonel SA

Os PPGs participantes são:

– Ciência do Solo

– Engenharia Elétrica

– Química

– Ciência e Tecnologia dos Alimentos

– Engenharia Química

– Zootecnia

– Engenharia Mecânica

A Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (Proinova), por meio do Núcleo de Prospecção e Valoração (NPV), desempenhou um papel central na organização e seleção dos projetos. Segundo o pró-reitor de Inovação, Daniel Bernardon, “O programa MAI/DAI é uma ótima oportunidade de interação entre universidade e empresa, fortalecendo a pesquisa e a inovação na instituição em projetos de interesse da sociedade. É muito gratificante a UFSM ser contemplada em todas as edições, incluindo a de 2024, com 100% de aprovação”.

O pró-reitor também enfatizou a atuação da Proinova, em conjunto da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), em toda a cadeia do processo de gestão do programa. Isso inclui divulgação da chamada, prospecção de parcerias, condução da chamada interna e seleção de propostas, elaboração e submissão da proposta institucional, contratos com as empresas, seleção de bolsistas, implementação das bolsas, entre outras ações.

Sobre a chamada MAI/DAI

A chamada MAI/DAI é uma iniciativa do CNPq que visa fomentar a inovação por meio da formação de recursos humanos qualificados e da transferência de tecnologia para o setor produtivo. Além disso, o programa busca fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas instituições de ciência e tecnologia (ICTs), por meio do envolvimento de estudantes de graduação e pós-graduação em projetos de interesse do setor empresarial, mediante parcerias com empresas.

Assessoria de Comunicação da Proinova