Seminário na próxima semana vai discutir rumos da pós-graduação na UFSM

Integrando a programação do evento, está o 2º Seminário de Ações Afirmativas e Inclusão na Pós-Graduação da UFSM

No início da próxima semana, o Auditório Wilson Aita (localizado no prédio 9C, no Centro de Tecnologia) vai receber a 6ª edição do Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-Graduação da UFSM. Promovido pelas pró-reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) e de Planejamento (Proplan), o evento ocorre na segunda (7) e terça-feira (8). O seminário reunirá diretores de unidades e coordenadores dos cursos de pós-graduação stricto sensu da UFSM, para discutir os rumos da pós-graduação na universidade. O convite é estendido ainda aos servidores envolvidos no apoio administrativo à gestão dos cursos, bem como aos professores envolvidos em grupos de trabalho relacionados à autoavaliação e planejamento dos programas.

A programação inicia-se na segunda-feira à tarde, com uma palestra sobre avaliação dos programas de pós-graduação, que será ministrada pela pró-reitora de Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais, professora Isabel Pordeus. A seguir, será apresentada a “Proposta 5 + 1” (de graduação e mestrado em seis anos), a qual é uma proposta piloto do curso de graduação e da pós-graduação em Engenharia Elétrica. A mesma está alinhada com a portaria Nº 291/2024 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que dispõe sobre o Programa de Graduação Integrada à Pós-graduação. Essa apresentação também será aberta a coordenadores de cursos de graduação.

Na terça-feira pela manhã, o seminário prossegue com uma oficina sobre indicadores da pós-graduação, a cargo do grupo Stela Experta. Logo após, haverá uma apresentação da Proplan, sobre instrumentos institucionais de autoavaliação, acompanhamento de egressos e planejamento dos programas de pós-graduação.

Ações afirmativas – Integrando a programação do evento, ocorre na terça-feira à tarde o 2º Seminário de Ações Afirmativas e Inclusão na Pós-Graduação da UFSM, aberto à participação de toda a comunidade acadêmica da pós-graduação. Da organização, além da PRPGP, participa também a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), a Coordenadoria de Ações Educacionais (Caed), o Observatório de Direitos Humanos (ODH), o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e a Associação de Pós-Graduandos (APG).

A programação consiste em uma mesa-redonda, com início às 14h, intitulada “Ações afirmativas na pós-graduação: a política nacional e os desafios na UFSM e em outras instituições de ensino superior”. Participarão da mesa membros da PRPGP, Caed e Prae, além do professor Alan Alves de Brito, do Neabi da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Onorio Tavendy de Moura, representante do povo caingangue.