Tradicional tour pelo campus expande as fronteiras do Descubra UFSM

O passeio explora ensino, pesquisa, extensão e inovação dentro da universidade

Estudantes de diversas cidades frequentaram o evento

Na tarde desta sexta-feira (27), o Descubra UFSM continuou “fazendo os corações pulsarem pela vida acadêmica”. O evento, que acontece até sábado (28), tem apresentado os cursos de graduação, a estrutura e diversas possibilidades dentro da universidade.

A estudante Elizabete Rodriguez, natural de Quaraí, que busca a aprovação no curso de Medicina, conta sobre a experiência no estande do Centro de Ciências da Saúde (CCS). “Demonstraram algumas técnicas de primeiros socorros e isso foi muito legal”, comenta. Gabrielly Cardoso, colega de Elizabete, revelou que o Descubra lhe despertou a curiosidade no curso de Meteorologia. “Eu não conhecia o curso e achei muito interessante. Eles tinham um monitor de previsão do tempo, iguais aos da televisão”, descreve com empolgação.

Mariana Gomes e Otávio de Camargo são estudantes naturais de Santiago, que prestigiaram o evento. “O curso de Engenharia Mecânica me chamou a atenção, eles até apresentaram o carro desenvolvido pela Fórmula”, conta Mariana. Otávio explicou que o Descubra lhe permitiu explorar diferentes possibilidades. “Eu me inscrevi no Vestibular da UFSM para Arquitetura, mas hoje gostei bastante das propostas dos cursos de Fonoaudiologia e Psicologia”, afirma.

Cerca de 50 passeios são realizados por dia

Passeio pela Universidade

Desde 2014, o tour pelo campus é uma iniciativa que acontece durante o Descubra. A atividade é uma parceria entre o curso de Gestão em Turismo e a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFSM. “Embora sejam três dias de evento, nós trabalhamos muito antes na organização, e depois analisando os dados para organizar a edição do ano que vem”, explica a professora Luciana Traverso, do Departamento de Ciências Administrativas. Ela conta que são cerca de 42 guias que participam da atividade voluntariamente.

Egresso do curso de Gestão de Turismo e voluntário, Fábio Zanini explica que são três ônibus e uma van disponíveis todos os dias. Os passeios ocorrem de hora em hora, às 8h, 9h, 10h, e 11h (pela manhã), e às 13h, 14h, 15h e 16h (pela tarde). Ao todo, cerca de 50 passeios são realizados por dia, e os agendamentos são feitos com os guias direto no local. Além disso, são disponibilizados até dois guias para acompanhar os passeios realizados com ônibus das próprias escolas.

“Essa atividade expande as fronteiras para que os estudantes que buscam conhecer os cursos sejam inseridos em outros setores do campus, como laboratórios e o Jardim Botânico”, destaca o pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch.

Visitantes conhecem laboratórios da área de agronomia

Os alunos do 1º e 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Maria Ilha Baisch, do município de Dona Francisca, participaram do tour com uma visita ao Colégio Politécnico. Bolsistas e voluntários do curso técnico em Agronomia guiaram os alunos pelo laboratório de olericultura (que trata do cultivo de hortaliças), pelas estufas de mudas, as quais continham mais de 50 tipos de plantas medicinais, pela horta de alface, e pela estufa de hidroponia. Em uma das estufas podiam ser encontrados rúcula, pimenta, espinafre e jambu (erva típica da região Norte do país). Este último os alunos puderam até mesmo experimentar.

Já na área da mecânica, os estudantes puderam conhecer o laboratório de mecanização agrícola. Em um cenário único, com mesas e um projetor típicos de sala de aula, ao lado de um trator e um simulador de deriva, os bolsistas explicaram algumas atividades produzidas pelo setor. Entre elas, um aplicativo que está sendo desenvolvido para auxiliar produtores no manejo de máquinas, e também um aparelho dosador de precisão para fertilizantes.

Débora e Gabriel, alunos do 1º ano, contam que puderam descobrir muitas coisas novas e diferentes, e que se interessaram pelos cursos de Odontologia e Engenharia Mecânica, respectivamente. Sobre a visita ao Colégio Politécnico, compartilham os risos sobre experimentar o jambu: “horrível, muito ardente”, brincam.

A PoliFeira esteve presente desde o primeiro dia do evento

Eduarda Providel e André Barbedo, do 3º ano, contam que a experiência os fez gostar de outros cursos além dos que já queriam. “É interessante descobrir sobre áreas que a gente não conhecia, e como elas atuam. Porque normalmente a gente vem com um foco só, e vendo as outras áreas às vezes acaba gostando mais do que a que já tinha em mente. Eu vim querendo ver sobre a Medicina Veterinária, só que ao decorrer do dia eu percebi que a Agronomia também envolve o que eu gosto”, comenta André. “Eu vim com essa ideia de ir só na área que eu quero, que é Arquitetura, mas também acabei olhando outras áreas e achando interessante”, completa Eduarda.

PoliFeira comercializa lanches no evento

Com três bancas, a PoliFeira do Agricultor tem marcado presença no Descubra desde o primeiro dia. “As vendas estão bem intensas, a estrutura e visitação estão maiores. Tem sido legal desenvolver esse projeto aqui no evento”, comenta Jaqueline Guites, funcionária da banca Recanto do Pastel.

Confira a programação para o último dia do Descubra 2024:

Sábado (28)

9h: Interpet – PET Indígena e PET Engenharia Florestal

14h30min às 15h10min: Mostra de trabalhos do curso de Bacharelado em Dança

Texto: Giulia Maffi e Pedro Moro, estudantes de Jornalismo e bolsistas da Agência de Notícias

Fotos: Gabriel Escobar, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Lucas Casali