O que as pessoas descobrem no Descubra UFSM?

Alunos, professores e universitários falam sobre a importância do evento

foto colorida horizontal de duas pessoas em um estande, uma delas olha para o lado, a outra toca um pequeno violão
Estande do curso de Música

A chuva não deu trégua, mas também não afastou os visitantes no primeiro dia do Descubra UFSM 2024. O objetivo do evento é apresentar os cursos técnicos e de graduação da UFSM para a comunidade, tanto de Santa Maria e região como de outras cidades, ajudando na escolha dos estudantes do ensino médio antes do Vestibular. Centenas de estudantes compareceram ao evento, que começou na manhã desta quinta-feira (26) no Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia da UFSM. Mas, afinal, o que descobrem no
Descubra?

Para Tânia, coordenadora do Colégio Coração de Maria, que acompanhava um grupo de dezenas de adolescentes, a oportunidade de conhecer um pouco mais dos cursos é fundamental para os jovens. “Essa fase é muito dolorida. O aluno chega nessa época e sente que tem que fazer uma escolha, e às vezes não estão preparados. Então eles olham para as apresentações e se conectam com a profissão que estão pensando”. E a preocupação com a escolha do curso não é só dos alunos. Ainda segundo Tânia, “quando levamos a ideia de participar do Descubra a adesão foi imediata, é uma coisa que deixa os pais mais tranquilos”.

foto colorida horizontal de duas pessoas conversando em um estande, numa mesa há capacetes de obras pendurados e outros equipamentos
Estande de Arquitetura e Urbanismo

E é verdade, muitos jovens chegam ao final do ensino médio sem saber qual caminho seguir. Davi, que já se formou, descobriu no Descubra um curso para chamar de seu: “Gostei muito da Engenharia Florestal, não esperava tanto do curso, divulgam pouco. Foi bem por acaso que eu encontrei o estande e me chamou atenção, acabei gostando bastante”. Já sua colega, Lia, decidiu: vai cursar Psicologia.

Em um grupo de três alunos, duas já tinham a escolha na ponta da língua. Larissa e Sofia querem fazer Direito e Medicina, respectivamente. João Augusto, que ainda não tinha decidido, se interessou por Química. “Tinha alguns frascos na mesa e fizeram experimentos dinâmicos junto com a gente, de ácidos e bases”, relatou João Augusto, que convidou os indecisos a participarem do evento. “É importante as pessoas virem, terem uma experiência e acharem um norte do que fazer. Nos lugares em que a gente passa sempre tem alguma coisa para agregar, independente se você quer fazer o curso ou não. Para mim foi algo muito válido e importante”.

foto colorida horizontal de uma mesa com um robô, um monitor de computador e outros equipamentos
Robô no estande do CTISM

São muitos estandes e parte importante do trabalho é captar a atenção dos visitantes. No estande do curso de Dança, por exemplo, há uma rápida aula prática em que a professora ensina os movimentos aos curiosos. Quem dança também são os simpáticos robôs do estande do Colégio Técnico Industrial (CTISM). E na mostra do curso de Jornalismo há uma bancada de jornal com câmeras e equipamentos onde o visitante pode simular um programa ao vivo. Em cada canto há uma experiência única do dia a dia dos universitários de Santa Maria. E você, o que vai descobrir no Descubra?

Texto: Gabriel Barros, estudante de Jornalismo e estagiário da Agência de Notícias
Fotos: Gustavo Damascena, estudante de Produção Editorial e bolsista da Agência de Notícias, e Daniel Michelon De Carli (capa)
Edição: Lucas Casali e Ricardo Bonfanti, jornalistas