Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Trabalhos da UFSM são premiados no Congresso Ibero-Americano de Química

Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais e Centro de Estudos em Petróleo estiveram representados em Belém



foto colorida quadrada com cinco pessoas lado a lado, olhando para a câmera, sorrindo, o homem ao centro segura uma medalha em uma caixa
Pesquisadores que participaram do evento: Jussiane Silva, Paola Mello, Érico Flores, Rochele Picoloto e Fábio Duarte

Pesquisadores do Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (LAQIA) e do Centro de Estudos em Petróleo (Cepetro) da UFSM participaram do 9º Congresso Ibero-Americano de Química Analítica (CIAQA), que ocorreu em Belém, Pará, de 15 a 18 de setembro, junto à 21ª edição do Encontro Nacional de Química Analítica (ENQA), mais importante evento científico da área no Brasil.

O professor Fábio A. Duarte, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), apresentou a palestra “Microwave-based methods for further element determination by spectrometric techniques” (“Métodos baseados em radiação micro-ondas para a posterior determinação elementar por técnicas espectrométricas”), no workshop sobre preparo de amostras. Ele abordou métodos inovadores na área de preparo de amostras empregando radiação micro-ondas.

A professora Rochele S. Picoloto, secretária da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) – Regional Rio Grande do Sul, contribuiu no tema de preparo de amostras para determinação elementar, ministrando parte do minicurso “Sample preparation for elemental and chromatographic analysis” (“Preparo de amostras para análise elementar e cromatográfica”).

A professora Jussiane S. Silva, membro do Comitê de Jovens Pesquisadores da SBQ, coordenou o workshop “Analytical Chemistry in Brazil: The role of young researchers” (“Química Analítica no Brasil: O papel dos jovens pesquisadores”), destacando o protagonismo dos jovens na Química Analítica brasileira.

A professora Paola A. Mello, diretora da Divisão de Química Analítica da SBQ, integrou a mesa de honra da cerimônia de abertura do 21º ENQA, coordenou a sessão “Analytical chemistry applied to fossil fuels and derivatives” (“Química Analítica aplicada a combustíveis fósseis e derivados”), na qual especialistas renomados destacaram a relevância dos métodos analíticos para o setor de combustíveis fósseis e derivados. Ela ainda presidiu a assembleia no evento.

No último dia do evento, dois dos trabalhos apresentados na forma de painel pela equipe do LAQIA/Cepetro foram premiados entre os melhores do evento: “Dispersive liquid-liquid microextraction for iron and copper determination in beer by flame atomic absorption spectrometry” (“Microextração dispersiva líquido-líquido para determinação de ferro e cobre em cerveja por espectrometria de absorção atômica com chama”) e “Fractionation of essential and non-essential elements in food waste by microwave hydro-diffusion and gravity treatment” (“Fracionamento de elementos essenciais e não essenciais em resíduos alimentares por hidrodifusão por micro-ondas e tratamento por gravidade”), ambos de alunos de pós-graduação da UFSM.

A avaliação dos pesquisadores é que essa intensa atuação e reconhecimento da equipe da UFSM na área de Química Analítica evidencia o seu protagonismo em nível nacional e internacional.

Foto: Divulgação

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-66953

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes