Equipe feminina de vôlei da UFSM estreia pelo Campeonato Estadual em casa, à frente da torcida

Treinador e capitã do time exaltam trabalho do grupo em temporada de estreia na competição gaúcha

foto colorida horizontal de um grupo de atletas reunidas em um lado de um ginásio, aparentemente durante intervalo de partida
Confronto aconteceu no Ginásio 1 do CEFD, na noite da quarta-feira

No Ginásio 1 do Centro de Educação Física e Desporto (CEFD), a equipe feminina de voleibol da UFSM disputou a partida de estreia pelo Campeonato Estadual na noite da quarta-feira (25). O adversário foi o time da UPF, de Passo Fundo, que busca o quarto título gaúcho e, em Santa Maria, confirmou o favoritismo e venceu as gurias da Federal pelo placar de 3 sets a 0. Esta é a primeira edição do torneio com participação das representantes da Universidade.

O elenco é comandado pelo professor Lorenzo Laporta, do Departamento de Desportos Coletivos. Ele é o coordenador do projeto de voleibol da Instituição, que também conta com uma divisão masculina – que em breve começará a caminhada no seu próprio Campeonato Estadual.

Apesar da derrota, o treinador valoriza o apoio da torcida, que se fez presente, e do grupo que organizou o evento. “É lindo ver o ginásio lotado e o quanto os acadêmicos, os estagiários, se dedicaram para esse dia ser perfeito. Estar tudo organizado, representar a nossa instituição… É lindo ver tudo isso”, admitiu. Sobre a partida, o técnico desabafa: “queria um pouco mais, no mínimo 2 sets”. Os placares foram de 25 a 19, 25 a 13 e 25 a 18, respectivamente.

foto colorida horizontal de uma quadra de vôlei, com jogadoras em ação, e ao lado esquerdo público na arquibancada
Em estreia, equipe da UFSM jogou em frente à torcida

Segundo Laporta, sediar os Jogos Universitários Gaúchos (JUGs) em Santa Maria teve como ideia fazer com que as gurias da Federal já se habituassem a jogar em casa. No naipe feminino, a competição aconteceu nos ginásios do CEFD e teve a própria UPF como campeã, em cima da equipe da UFSM. “Cada erro é pesado, vale mais, jogando contra uma equipe multicampeã. Mas eu prefiro pensar que nossa casa é nosso lar. É um prazer jogar em casa”, declarou.

A estudante de Fisioterapia, ponteira e capitã do time Maria Eugênia Tólio revela que o esquadrão não se surpreendeu com a dificuldade do enfrentamento: “com certeza, a gente esperava um jogo muito difícil, de alto nível, como sempre. Minha cabeça, durante a semana, ficou um furacão pensando em como chegaríamos nessa estreia. Saímos daqui ‘engolindo quadrado’ essa derrota, mas também com muita vontade de trabalhar mais e alcançar mais”.

foto colorida horizontal de jogadoras de vôlei em ação em uma quadra de ginásio
Time da UFSM acabou derrotado para a UPF por 3 a 0

A líder das gurias da Federal exalta o trabalho realizado pela comissão técnica e pelo grupo de atletas, mas destaca a parceria que envolve o plantel. “Estou muito orgulhosa da gente, do que fizemos até aqui. Somos muito unidas e, a todo momento na partida, independente do placar ou da situação, sempre nos mantemos unidas. É isso que nos deixa fortes”, destaca.

A equipe retoma às atividades neste sábado (28), de olho na próxima etapa do Campeonato Estadual, que acontece no dia 5 de outubro, em Teutônia. Os adversários serão o Juventus, agremiação-sede da rodada, e a Ginástica, de Novo Hamburgo. Em Santa Maria, o time volta à quadra no dia 12 de outubro. “Voltamos a treinar pensando em sermos agressivos no ataque e em mantermos uma base sólida na recepção”, garantiu o treinador Lorenzo Laporta.

Texto e fotos: Pedro Pereira, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista