No Ginásio 1 do Centro de Educação Física e Desporto (CEFD), a equipe feminina de voleibol da UFSM disputou a partida de estreia pelo Campeonato Estadual na noite da quarta-feira (25). O adversário foi o time da UPF, de Passo Fundo, que busca o quarto título gaúcho e, em Santa Maria, confirmou o favoritismo e venceu as gurias da Federal pelo placar de 3 sets a 0. Esta é a primeira edição do torneio com participação das representantes da Universidade.
O elenco é comandado pelo professor Lorenzo Laporta, do Departamento de Desportos Coletivos. Ele é o coordenador do projeto de voleibol da Instituição, que também conta com uma divisão masculina – que em breve começará a caminhada no seu próprio Campeonato Estadual.
Apesar da derrota, o treinador valoriza o apoio da torcida, que se fez presente, e do grupo que organizou o evento. “É lindo ver o ginásio lotado e o quanto os acadêmicos, os estagiários, se dedicaram para esse dia ser perfeito. Estar tudo organizado, representar a nossa instituição… É lindo ver tudo isso”, admitiu. Sobre a partida, o técnico desabafa: “queria um pouco mais, no mínimo 2 sets”. Os placares foram de 25 a 19, 25 a 13 e 25 a 18, respectivamente.
Segundo Laporta, sediar os Jogos Universitários Gaúchos (JUGs) em Santa Maria teve como ideia fazer com que as gurias da Federal já se habituassem a jogar em casa. No naipe feminino, a competição aconteceu nos ginásios do CEFD e teve a própria UPF como campeã, em cima da equipe da UFSM. “Cada erro é pesado, vale mais, jogando contra uma equipe multicampeã. Mas eu prefiro pensar que nossa casa é nosso lar. É um prazer jogar em casa”, declarou.
A estudante de Fisioterapia, ponteira e capitã do time Maria Eugênia Tólio revela que o esquadrão não se surpreendeu com a dificuldade do enfrentamento: “com certeza, a gente esperava um jogo muito difícil, de alto nível, como sempre. Minha cabeça, durante a semana, ficou um furacão pensando em como chegaríamos nessa estreia. Saímos daqui ‘engolindo quadrado’ essa derrota, mas também com muita vontade de trabalhar mais e alcançar mais”.
A líder das gurias da Federal exalta o trabalho realizado pela comissão técnica e pelo grupo de atletas, mas destaca a parceria que envolve o plantel. “Estou muito orgulhosa da gente, do que fizemos até aqui. Somos muito unidas e, a todo momento na partida, independente do placar ou da situação, sempre nos mantemos unidas. É isso que nos deixa fortes”, destaca.
A equipe retoma às atividades neste sábado (28), de olho na próxima etapa do Campeonato Estadual, que acontece no dia 5 de outubro, em Teutônia. Os adversários serão o Juventus, agremiação-sede da rodada, e a Ginástica, de Novo Hamburgo. Em Santa Maria, o time volta à quadra no dia 12 de outubro. “Voltamos a treinar pensando em sermos agressivos no ataque e em mantermos uma base sólida na recepção”, garantiu o treinador Lorenzo Laporta.
Texto e fotos: Pedro Pereira, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista