HandUFSM, time masculino de handebol da UFSM, é campeão do Aberto de Campo Bom e conquista todos os títulos gaúchos

Equipe é a atual vencedora do Campeonato Gaúcho e também venceu os JIRGS e os JUGs

foto colorida horizontal com jogadores de uma equipe, uniforme azul marinho com amarelo, medalhas penduradas no pescoço, alguns agachados e outros atrás em pé
Guris da Federal foram declarados campeões do tradicional torneio estadual no último sábado, com jogadores eleitos destaques individuais

A HandUFSM, equipe masculina de handebol da Universidade, é campeã invicta da 28ª edição do tradicional torneio Aberto de Campo Bom. A conquista, inclusive, é inédita e era o único troféu no Rio Grande do Sul que os guris da Federal ainda não tinham levantado. A confirmação do título aconteceu no último sábado (21), no Ginásio Municipal de Campo Bom, onde aconteceram os jogos, que iniciaram na sexta-feira (20).

Na temporada passada, o esquadrão da Federal subiu ao topo do pódio no Campeonato Gaúcho e nos Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul (JIRGS) – este último, após ser declarado vencedor do Campeonato Municipal. Neste ano, somado ao resultado do fim de semana, o time já ganhou os Jogos Universitários Gaúchos (JUGs) e irá aos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) em Brasília, no mês de outubro.

Placares rumo à glória

HandUFSM 22 x 15 Feevale, de Campo Bom,
HandUFSM 18 x 11 Liga Atlética, de Campo Bom,
HandUFSM 19 x 12 ACF, de Canoas;
HandUFSM 21 x 14 AECB, de Campo Bom.

O plantel universitário ainda teve cinco atletas eleitos na seleção do torneio:
Goleiro: Pedro Roso;
Armador-direito: Guilherme Londero;
Armador-esquerdo: Guilherme Mengue;
Ponta-direito: Leonardo Zanetti;
Ponta-esquerdo: João Vitor Oliveira.

Evoluindo a cada passo

O Aberto de Campo bom é uma competição em que, no universo esportivo, pode ser definida como de “tiro curto”. Ou seja, mais partidas são realizadas, mas com um período menor de tempo – neste caso, dois períodos de vinte minutos cada. “A gente mudou o treinamento nos últimos dias para esse tipo de enfrentamento. Tivemos quatro jogos e quatro vitórias.”, avalia o diretor e auxiliar técnico da HandUFSM, Lucas Machado.

De acordo com o dirigente, a ideia deste tipo de certame é treinar variações na escalação, buscando ter mais possibilidades com foco no principal objetivo do time: manter o título do Campeonato Gaúcho em Santa Maria. Entretanto, a longo prazo, o esquadrão pensa em alçar voos ainda maiores: “era a última competição que a gente ainda não tinha dentro do circuito estadual, entre as que podemos fazer parte. Batemos na trave uma vez, mas hoje fechamos o cenário, estamos com todos os títulos conquistados. Daqui para frente, tentaremos só subir nosso nível, tentar ir para um campeonato nacional, continuar melhor e chegar nessas condições. Essa é a nossa ideia para as próximas temporadas”.

Os guris da Federal voltam às quadras já neste fim de semana, pelo Campeonato Gaúcho, e em território santa-mariense. No sábado (28), às 20h, a equipe enfrenta a Liga Atlética, de Campo Bom que, segundo Machado, “é um adversário que está usando o Estadual para preparar um time para o Campeonato Brasileiro Júnior do ano que vem”. Embora a ideia dos rivais seja ganhar experiência, o diretor técnico garante que isso não diminui a dificuldade dos donos da casa.

No domingo (29), a HandUFSM encara a ACF, às 11h. “É uma equipe totalmente diferente, mais experiente, mais pesada, com o jogo mais cadenciado. São dois cenários diferentes que iremos enfrentar”, avaliou. Os jogos acontecem no ginásio do Sest Senat de Santa Maria, que fica localizado na Rua Cidade de Treinta y Três, 59, no Bairro Nossa Sra. de Lourdes. A entrada é gratuita.

foto colorida horizontal de mulheres em uma quadra, com braços erguidos, em posição de jogo
Gurias da Federal tiveram pouco sucesso em Campo Bom, mas seguem de cabeça erguida rumo ao Estadual

Cenário desafiador

A divisão feminina de handebol da UFSM também deu as caras no 28º Aberto de Campo Bom, mas sem tanto sucesso quanto à categoria masculina. O elenco acabou sem conseguir vitórias na competição, embora tenha ficado a um gol de diferença de dois esquadrões oponentes. A AECB, agremiação da casa, conquistou o título do tradicional certame.

Confira abaixo os resultados das representantes da Universidade.
ATHB, de Torres 21 x 10 UFSM;
ACF, de Canoas 13 x 12 UFSM;
AECB, de Campo Bom 32 x 9 UFSM;
Feevale, de Campo Bom 15 x 14 UFSM.

Na visão da treinadora Ysadora Freitas, participar da competição serviu para que o plantel seguisse acumulando experiência em torneios intermunicipais. “Jogamos mais uma vez com equipes grandes e melhores que a gente, que jogam o Campeonato Gaúcho e o Campeonato Brasileiro”. A comandante brinca que, contra a AECB e a ATHB foi quase um “Estadual parte 2”, uma vez que os placares foram mais largos a favor das rivais, assim como no “Gauchão”.

Ysadora, de qualquer forma, afirma que o trabalho não para por aqui: “os desafios precisam ser assim para que cresçamos mais enquanto equipe. Fizemos frente com duas equipes e infelizmente caímos pela diferença de uma bola, mas estamos aprendendo muito e amadurecendo a cada partida. Agora seguiremos trabalhando forte para buscarmos melhores resultados na 2ª fase do Campeonato Gaúcho”.

Texto: Pedro Pereira, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Fotos: Diego Michel e Guilherme Werlang/Divulgação