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Centro de Convenções da UFSM será reaberto com apresentação da 9ª sinfonia de Beethoven

A obra será apresentada pela Orquestra Sinfônica de Santa Maria em conjunto com a Orquestra Filarmônica da Ufrgs



Fechado para eventos desde abril deste ano, devido ao deslocamento de uma placa acústica no teto, o Centro de Convenções da UFSM será reaberto no próximo domingo (29), em grande estilo, com a apresentação – pela primeira vez em Santa Maria – de uma das maiores obras-primas da música mundial: a 9ª sinfonia de Beethoven. A apresentação de uma obra dessa grandiosidade no interior do Rio Grande do Sul, que vai reunir cerca de 200 músicos no palco, é possibilitada por uma parceria entre a Orquestra Sinfônica de Santa Maria (vinculada à Pró-Reitoria de Extensão da UFSM) e a Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). O concerto será também uma homenagem ao bicentenário da imigração alemã no Brasil, que coincide com os 200 anos da estreia da 9ª sinfonia.

As duas orquestras unem-se para duas apresentações da obra, também conhecida como a “sinfonia coral” de Beethoven. O concerto em Santa Maria, como já mencionado, será no domingo, às 19h, no Centro de Convenções, sob a regência do maestro João Batista Sartor, professor do Departamento de Música da UFSM. No sábado (28), o espetáculo será apresentado em Porto Alegre, sob a regência do maestro Carlos Völker-Fecher, docente de Música da Ufrgs, no Salão de Atos da instituição, também às 19h.

Como sabem os fãs de música do mundo todo, não basta uma orquestra de instrumentistas para apresentar uma sinfonia coral. Junto com os cerca de 90 instrumentistas (que representam a soma resultante da junção das duas orquestras), também subirão ao palco do Centro de Convenções mais de cem cantores, graças à participação do Coral e Coro de Câmara da UFSM, do coral Madrigal Presto (de São Leopoldo) e dos corais da Ufrgs e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Para cantar a parte culminante da 9ª sinfonia, o poema “Ode à Alegria” (An die Freude), de autoria de Friedrich Schiller, esse coral estará acompanhado de quatro solistas: as cantoras Yasmini Vargaz (soprano) e Luciane Bottona (mezzo-soprano), ambas de Porto Alegre, e os cantores João Ferreira Filho (tenor) e Sergio Sisto (barítono), ambos de Pelotas.

Sendo um dos trechos mais famosos da música erudita, integrando o 4º e último movimento da 9ª sinfonia de Beethoven, a “Ode à Alegria” foi inclusive adotada pela União Europeia como hino oficial. O maestro João Batista Sartor discorre um pouco sobre os quatro movimentos que constituem a sinfonia:

“A obra, com mais de uma hora de duração, apresenta quatro movimentos; o primeiro, uma abertura enérgica; um segundo movimento com um scherzo rápido, marcado e rítmico e um trio cantabile; o sublime terceiro movimento; e o quarto movimento com coro, quatro cantores solistas e orquestra, apresentando o famoso tema da Nona Sinfonia, entremeados por citações dos três primeiros movimentos, recitativi das cordas graves e do barítono, a marcha, outros episódios lindíssimos, e intervenções dos solistas com e sem o grandioso coro. Este movimento percorre o libelo do texto do poeta Schiller e a música de Beethoven, enérgica e empolgante, sobre a ‘Ode à Alegria’, a uma verdadeira fraternidade universal entre todos os povos e nações”, opina o professor e regente.

Programa:

Sinfonia Nº 9 em Ré Menor, op. 125

I – Allegro ma non troppo, un poco maestoso

II – Scherzo – molto vivace

III – Adagio molto e cantabile

IV – Presto

Ingressos – Para o concerto de Santa Maria, os ingressos custam R$ 50,00 (entrada inteira) e R$ 25,00 (meia entrada). Crianças de colo não pagam, mas crianças que ocupem assento pagam meia entrada. É possível adquiri-los on-line, no endereço antecipei.com.br/Orquestra-nona-sinfonia. O público também pode comprar os ingressos presencialmente, na Rótula Papelaria (em Camobi) e na Farmácia Cruz Vermelha (no Centro).

Outras informações constam nas páginas da Orquestra Sinfônica de Santa Maria nas redes sociais (Instagram e Facebook).

Texto: Lucas Casali

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