Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Festival Paralímpico proporciona inclusão e incentivo ao esporte na UFSM

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, no sábado (21), foi marcado pela primeira edição de 2024 do Festival Paralímpico



foto colorida horizontal de pessoas de camisetas azuis, amarelas e laranja jogando petecas para dentro de uma caixa
Festival reuniu cerca de 200 inscritos

“Eu só quero brincar, eu gosto de vir aqui”, contou Andiele Rodrigues, aluna da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São Sepé. Andiele esteve entre os cerca de 200 inscritos no Festival Paralímpico que aconteceu no Campus Sede da UFSM no sábado (21). Professores, alunos e convidados se reuniram nos ginásios 1 e 2 e na pista de atletismo do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) para prestigiar o esporte e a inclusão.

O evento, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e organizado pelo Núcleo de Apoio e Estudos da Educação Física Adaptada (NAEEFA) da UFSM, contou com três esportes paralímpicos: parabadminton, basquete em rodas e atletismo. Todas as atividades aconteceram simultaneamente e foram orientadas por voluntários, em sua maioria alunos do curso de Educação Física da UFSM. Bárbara Müller, acadêmica e voluntária no evento, contou que a experiência no festival contribui para a vida acadêmica: “A experiência é incrível, tira a gente da caixinha que a gente vive”. 

A UFSM foi reconhecida como Centro de Referência Paralímpico no dia 31 de janeiro deste ano, o que tornou possível sediar competições oficiais de modalidades inclusivas. O reitor, Luciano Schuch, comentou sobre a importância desta denominação e do festival, “para fazer a inclusão, acabar com o preconceito com pessoas que têm suas limitações e mostrar o potencial da Universidade para os jogos paralímpicos”. 

Luciana Palma, coordenadora do NAEEFA, destacou a importância do dia para os educadores: “Além de ser um reconhecimento como profissionais, de que o nosso trabalho é possível, viável e que esse é o caminho, também é de grande aprendizado, porque cada um que está presente aqui nos traz um momento de vida muito especial”.

foto colorida horizontal de pessoas de camiseta azul correndo e se movimentando em uma pista de atletismo
Atletismo foi uma das modalidades disputadas

O Festival Paralímpico costuma ser um momento esperado pelos alunos das Apaes e instituições de ensino especial participantes. Cristiane Valim é coordenadora técnica da Bem Viver – Associação de Pais, Familiares e Amigos das Pessoas com Síndrome de Down e compareceu com seus filhos para participar do evento pelo segundo ano consecutivo. Clara e Artur aproveitaram e aprenderam com o evento. “No ano passado o Artur participou do basquete com rodas e falou: ‘nossa, é muito difícil’, então é para ver que não é por ser adaptado que é mais fácil”, comentou Cristiane.

Com 89 medalhas conquistadas, o Brasil foi quinto lugar no ranking dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Mas as medalhas não são os únicos benefícios do incentivo ao esporte paralímpico. Encorajar a prática de modalidades pode permitir autonomia e melhorias no bem-estar dos praticantes. 

Rodinei Santos pratica basquete em rodas no ginásio da UFSM e comenta que o esporte traz diversos benefícios para a saúde e sociabilidade das pessoas com deficiência. “Só de não estar em casa já é uma vantagem muito grande”, disse. Além disso, afirmou que o Festival Paralímpico possibilita “enxergar outras pessoas com deficiência” é serve como incentivo para a prática do esporte. 

A próxima edição do Festival Paralímpico acontecerá no dia 7 de dezembro deste ano, em alusão à semana do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. 

Texto: Jessica Mocellin, acadêmica de Jornalismo e bolsista na Agência de Notícias
Fotos: Gustavo Damascena, estudante de Produção Editorial e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-66892

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes