Avaliação Ensino-Aprendizagem é prorrogada até 4 de outubro

Processo é referente ao primeiro semestre letivo de 2024

A pesquisa de Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem referente ao primeiro semestre letivo de 2024 foi prorrogada. O novo prazo agora vai até 4 de outubro.

Os alunos podem responder pelo Portal Estudantil ou app UFSM Digital (menu Estudante – Avaliação ensino-aprendizagem). Caso não esteja disponível, o aluno deverá atualizar o app.

A pesquisa de Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem é disponibilizada semestralmente aos alunos de todos os níveis de ensino ao final do período letivo correspondente. Esse processo avaliativo teve início em 2016, com o nome Avaliação do Docente pelo Discente, uma vez que, àquela época, os docentes eram os sujeitos da avaliação. Esse modelo seguiu até o segundo semestre de 2019, sendo substituído em 2020 e 2021 pela avaliação do REDE, formulada com o objetivo de apurar a percepção dos docentes e discentes sobre o processo de ensino e aprendizagem durante o período da pandemia.

Instituído no primeiro semestre de 2022, o instrumento adotado atualmente foi construído por um grupo de trabalho formado por pesquisadores, analistas da Instituição e membros da CPA, tomando por base estudos estatísticos de pesquisadores do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH). O modelo atual avalia apenas três itens: a atuação docente, as estratégias de ensino e o conteúdo das disciplinas. Além disso, os respondentes também contam com um espaço para comentários.

Mais informações com a Comissão Própria de Avaliação (CPA), pelo e-mail cpa@ufsm.br ou telefone 3220-8182.