Cláudio Carriconde é homenageado com exposição artística inédita em Porto Alegre

A sala de exposições do CAL foi batizada com o nome do professor, que desenvolveu sua carreira na UFSM

Autorretrato de Cláudio Carriconde

Um dos pioneiros da arte e do ensino das artes visuais no interior do Rio Grande do Sul, Cláudio Corrêa Carriconde está ao lado de grandes nomes da arte do Brasil e do mundo na Galeria Duque, em Porto Alegre. A exposição “Carriconde passadopresente” celebra o artista e professor da UFSM com 46 obras, muitas delas inéditas. A mostra, que foi aberta no último sábado (14), fica no espaço até o dia 9 de novembro, com entrada franca. A Galeria Duque está localizada na Rua Duque de Caxias, 649, no Centro Histórico. Fica aberta de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e nos sábados, das 10h às 17h.

As obras de Carriconde ocupam o terceiro andar da galeria com a exposição organizada por Vani Foletto, Marco Aurélio Biermann Pinto e Nilda Jacks. A ideia de reunir obras do mestre das artes de Santa Maria e levá-las para a Galeria Duque surgiu após uma visita de Nilda ao espaço de arte de Porto Alegre, há dois anos. Ela, que foi aluna de Carriconde na UFSM, ficou encantada com o local. Em contato com a curadora Daisy Viola, que também estudou com o mestre em Santa Maria, foi consolidando a ideia que se transformou na exposição “Carriconde passadopresente”, ao lado de Marco Aurélio e Vani.

Colecionador das criações do artista, o advogado Marco Aurélio Biermann Pinto é responsável por 38 das 46 obras que compõem a mostra. “Meu foco é colecionar arte produzida em Santa Maria, especialmente a partir da implantação da UFSM, em 1960”, conta. Além de sua coleção, outros acervos privados formam a mostra inédita, com diversas obras até então não exibidas publicamente. Em Porto Alegre, é possível conferir outras obras de Carriconde no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) e na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Nascido em Arroio Grande em 27 de agosto de 1934, o artista desenvolveu também a carreira de professor na UFSM. Em Santa Maria, faleceu aos 46 anos, em 21 de agosto de 1981. Em sua homenagem a sala de exposições do Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM leva o seu nome. “Muitas de suas obras em pintura e desenho elegem a mulher como tema principal, com destaque para os retratos e para as mulheres nuas”, pontua Vani Foletto, uma das organizadoras da exposição e também aluna de Carriconde em Santa Maria.

Texto: Assessoria de imprensa da Galeria Duque