Centro de Referência ao Atendimento Infantojuvenil será inaugurado no Husm

Na próxima segunda-feira (23), às 13h30min, acontece a implantação do sexto Centro de Referência ao Atendimento Infantojuvenil (Crai) do estado, localizado dentro do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), vinculado à Rede Ebserh. O serviço vai atender aos 33 municípios da região da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).

O serviço multidisciplinar atende casos de suspeita ou confirmação de abuso sexual de crianças e adolescentes de zero a 18 anos. O atendimento ininterrupto – 24 horas por dia, sete dias por semana – será oferecido via centro obstétrico, pronto-socorro pediátrico e ambulatório do hospital universitário.

Em único local, o Crai disponibiliza atenção integral e multiprofissional para as vítimas de abuso. Oferta atendimento de saúde com medidas profiláticas (prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e contracepção de emergência) e promove o acolhimento para a escuta qualificada (em espaço protegido para preservar a identidade e privacidade das vítimas), bem como viabiliza a realização de boletim de ocorrência, perícia física e psíquica, se assim indicado.

O Crai Santa Maria é uma ação conjunta entre a Secretaria Estadual de Saúde, 4ª CRS, Secretaria Estadual de Segurança Pública, Ministério Público Estadual, Husm, UFSM e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O evento de implantação contará com palestra sobre os conceitos e fluxos de atendimento, com a chefe da Divisão da Gestão do Cuidado do Husm, Berenice Rodrigues, e a assistente social do Husm, Daniele Barato.

Texto: Assessoria de Comunicação do Husm