Neste sábado (14), mais um capítulo da recente história da UFSM Futsal será escrito. Há cinco temporadas na Série Ouro masculina, a equipe universitária vai visitar pela primeira vez um dos grandes clubes do esporte da bola pesada (na categoria sub-20, este encontro já ocorreu diversas vezes). A partir das 20h, a bola rola para a partida contra o Atlântico, certamente a mais aguardada pelos integrantes (atletas e comissão técnica) e torcedores do time que representa Santa Maria na elite do futsal gaúcho.
As equipes chegam ao confronto com uma diferença de apenas três pontos de vantagem para os erechinenses. No entanto, terminar a 1ª fase na liderança do grupo B será missão impossível para a UFSM, que precisaria vencer e tirar uma diferença absurda no saldo de gols (21). O técnico Gabriel Pranke, no cargo desde 2017, quando a UFSM Futsal ainda buscava evolução na concorrida Série Bronze, afirma que “será uma felicidade muito grande viver esse momento; pessoalmente para mim será muito gratificante”. Ele comenta que o primeiro curso sobre futsal de que participou tinha Paulinho Sananduva, atual técnico do Atlântico, como palestrante.
O treinador considera o adversário uma das grandes referências do mundo no futsal e relembrou que, quando esteve em Erechim, presenciou e torceu pelo Galo no título do Mundial de Clubes em 2015. Desta vez, a experiência será dentro das quatro linhas, como oponente.
“Felizmente nos nossos domínios conseguimos uma excelente vitória contra a equipe sub-20 e agora é jogar lá no Caldeirão do Galo. Esperamos o ano todo por esse jogo. E será uma dificuldade imensa pela qualidade, pela estrutura, pelo treinamento, pelo Paulinho Sananduva. Espero que possamos fazer um bom trabalho dentro daquilo que treinamos e nos propomos ao longo dessas três semanas.”
Assim como é difícil passar o Atlântico na classificação, passar a SER Santiago também é, pelo mesmo motivo (saldo de gols). Como a UFSM não pode mais ser ultrapassada por nenhum outro adversário, terminará a 1ª fase na quinta colocação geral e aguarda a definição do próximo adversário, que será o 12º colocado geral: a AFA (de São Francisco de Assis, que foi uma das adversárias na fase inicial) ou o Independente (de Lavras do Sul), caso este vença o São José neste sábado em Caçapava do Sul, onde tem mandado os seus jogos. Ou seja, neste final de semana se conhecerá o caminho para a decisão da Série Ouro 2024.
Texto: Assessoria de Imprensa da UFSM Futsal