No dia 24 de setembro, acontecerá o Pitch Day, evento que marca o encerramento do Treinamento em Inovação, promovido pela UFSM, por meio do Núcleo de Prospecção e Valoração (NPV), e pela Emerge, empresa especializada na integração de tecnologias e soluções deep techs. O evento acontecerá no Coworking da Pulsar Incubadora, no prédio 61H, a partir das 9h.
Contando com o apoio da Fundação Delfim Mendes Silveira, o Programa Treinamento em Inovação capacitou pesquisadores de diversas áreas sobre a relação ciência/mercado e modelagem de negócios de base científica. As atividades começaram em março deste ano e contaram com três fases:
Primeira fase: os inscritos participaram de uma série de webinários que abordaram conceitos-chave do relacionamento entre ciência e mercado, estratégias para estruturação de um laboratório empreendedor e introdução a uma ferramenta de modelagem de negócios de base científica. Nesta fase, foram selecionados 12 projetos que continuaram no treinamento.
Segunda fase: as equipes dos projetos selecionados participaram de oficinas para a construção do business case, que abordaram temas como as deep techs. Além disso, receberam mentorias para elaboração dos projetos.
Terceira fase: os participantes selecionados foram desafiados a criar business cases para suas respectivas tecnologias, com o apoio da equipe da Emerge.
Durante o Pitch Day, os projetos modelados com o apoio da Emerge serão apresentados pelos seus respectivos pesquisadores:
– “Identificação de nutrientes do solo por meio de luz infravermelha”: busca melhorar a eficiência da agricultura de precisão, utilizando equipamentos baseados em luz infravermelha. Pesquisador: João Felipe Amaral Santiago.
– “Classificação de imagens para detecção de câncer do colo do útero usando inteligência artificial”: o produto a ser desenvolvido é um aplicativo móvel que utiliza inteligência artificial para auxiliar no diagnóstico de câncer de colo de útero. Pesquisador: Felipe Minuzzi.
– “Filmes biopoliméricos – aliando sustentabilidade e inovação na saúde”: busca desenvolver filmes farmacêuticos inovadores e sustentáveis. Pesquisadora: Letícia Cruz.
– “Casca de arroz como biossorbente para fins analíticos”: busca utilizar a casca de arroz, um material de descarte, como uma alternativa sustentável e de baixo custo para a análise químico-farmacêutica. Pesquisador: André Valle de Barros.
– “BeeWise”: busca monitorar as condições ambientais dentro da colmeia e informá-las ao usuário em tempo real. Pesquisador: Sidney Monteiro Jr.
– “Ensaios pré-clínicos com animais de laboratório”: busca prestar serviços para empresas que precisam fazer ensaios pré-clínicos para medicamentos e afins. Pesquisadora: Lígia Miyazato.
– “Bioterapia larval – preservação de larvas para logística”: busca aprimorar a técnica de bioterapia larval, que utiliza larvas de moscas que se alimentam exclusivamente de tecido necrosado e infectado para tratar feridas de difícil cicatrização. Pesquisadora: Silvia Gomes Monteiro.
– “Desenvolvimento de aparelho atuador linear mecânico/automatizado para redução incruenta de luxação glenoumeral anterior aguda”: uma proposta de inovação para prática clínica: busca automatizar a redução de luxação de ombro. Pesquisador: Marion da Silva.
– “Simulação numérica”: busca melhorar o uso da simulação numérica para análise de estruturas e projetos, utilizando software de engenharia assistida por computador. Pesquisador: Gabriel de Aguirre.
– “PROCpD – Programa de Formação em Comunicação para o Desenvolvimento”: visa desenvolver a rede social Lazos (App Lazos), idealizada pelo Grupo de Comunicação e Desenvolvimento da UFSM. Pesquisadora: Carlise Rudnicki.
– “Valoração de tecnologia”: busca capacitar os envolvidos a valorar uma tecnologia e guiá-los desde a transferência até a comercialização. Pesquisador: Alberto Granzotto.
A chefe do NPV, Cibele Couto, destacou que o Treinamento em Inovação é um programa voltado para capacitar pesquisadores em modelagem de negócios e para prospecção dos seus projetos junto ao mercado, possibilitando que as pesquisas se transformem em um produto disponível para a sociedade. “Estamos contentes com os resultados do programa, pois estamos com excelentes projetos propostos pelos pesquisadores”, ressalta ela. Ela ainda estendeu para toda a comunidade acadêmica o convite para participar do Pitch Day. As inscrições podem ser feitas por meio do formulário on-line.
Texto: Assessoria de Comunicação da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo