Descubra UFSM 2024 acontece entre os dias 26 e 28 de setembro

Escolas já podem realizar cadastro antecipado para visitação

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está se preparando para receber a comunidade em mais uma edição do Descubra UFSM, que, neste ano, ocorrerá entre os dias 26 e 28 de setembro. O evento será realizado no Campus Sede da UFSM, em frente ao antigo Centro de Eventos da Universidade, agora conhecido como Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia (PICT).

Durante os três dias, o evento acontecerá das 09 às 17 horas, sem interrupção para o almoço. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral.  Responsáveis por escolas públicas e privadas já podem realizar o cadastro antecipado de suas visitas para facilitar a organização e recepção dos grupos. O formulário de inscrição está disponível no site do evento. No cadastro, é necessário informar dados da escola, o responsável pela visita, o número estimado de integrantes e as datas e turnos preferenciais.

Os visitantes poderão interagir diretamente com acadêmicos e docentes nos estandes dos cursos, obter informações sobre atuação profissional, currículos, estágios, empregos e empreendedorismo. Além disso, haverá informações sobre iniciativas de pesquisa e extensão, e sobre as oportunidades de assistência estudantil, como bolsas, auxílio pedagógico, restaurante universitário, moradia estudantil e benefícios socioeconômicos. O evento também contará com espaços dedicados à tecnologia, arte, inovação e criatividade. Haverá apresentações musicais e de dança, oficinas, tours guiados pelo campus e uma praça de alimentação.

Mais informações podem ser obtidas na página do evento, com a Pró-Reitoria de Graduação pelo e-mail prograd@ufsm.br ou pelo telefone (55) 3220 8338.

• 26/09: Abertura Oficial

• Hora: 10 horas
    • Local: Palco do Descubra
  • 27/09: Apresentação das Habilidades Contempladas nas Provas do Vestibular e do Processo Seletivo Seriado (PSS) 2025:

• Hora: 10 horas
    • Local: Palco do Descubra
  • 26, 27 e 28/09: Tour Guiado pelo Campus Sede da UFSM:

• Horário: De hora em hora, durante os três dias
    • O passeio inclui visitas a prédios e laboratórios, explicações sobre o funcionamento da universidade, formas de ingresso e curiosidades sobre a instituição. O agendamento do tour deve ser feito diretamente com a organização do Descubra UFSM na chegada ao PICT.

Conecta Cidade Universitária

O Conecta Cidade Universitária é promovido pela Prefeitura de Santa Maria visando a integração das instituições de ensino superior do município com as escolas, por meio do empreendedorismo, da cultura e da criatividade.

Haverá um estande voltado à iniciativa, a cargo da Prefeitura e demais instituições de ensino superior de Santa Maria.