Time da UFSM classifica-se para a final nacional da Maratona SBC de Programação

A equipe conquistou o 1º lugar na fase regional da competição, realizada em Passo Fundo

Todos os times da UFSM após a premiação

No dia 31 de agosto, oito times da UFSM participaram da primeira fase da 29ª Maratona SBC de Programação, realizada na Universidade de Passo Fundo. Promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a disputa aconteceu simultaneamente em 48 sedes em todo o Brasil e em outros países da América Latina, reunindo 880 times, de 226 escolas e universidades. Na sede de Passo Fundo, 43 equipes de programadores de 12 instituições competiram por duas vagas na final brasileira.

O time Algoritmos de Força Brutaaal da UFSM ficou com a primeira colocação, garantindo uma das vagas na final nacional da maratona. Coordenados pelo professor Cesar Tadeu Pozzer, do Departamento de Computação Aplicada da UFSM, os alunos Juliano Pasa, Luis Lago e Fernando Pedrazzi Pozzer colocaram a sua equipe entre as 65 que vão competir na final nacional, que ocorrerá de 8 a 10 de novembro na cidade de João Pessoa.

As outras equipes da UFSM também tiveram bom desempenho na competição, ficando com as seguintes classificações: Bagualosaurus (2ª), Byte Wizards (4ª), So Far So Good (6ª), Byte Me (7ª), Tech Girls (12ª), O Resgate do Soldado Dijkstra (14ª) e Gnomos Team (27ª).

A segunda vaga foi ocupada por uma equipe da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que ficou em 3ª lugar na competição local. Pelas regras da maratona, uma universidade pode ocupar duas vagas na final somente se ambas as equipes ficarem classificadas entre as 15 melhores do Brasil, garantindo assim uma distribuição mais homogênea de escolas e universidades na final brasileira.

A Maratona de Programação é um evento anual, na qual times de três alunos devem resolver 12 problemas de programação em cinco horas. Vence o time que solucionar o maior número de problemas em menor tempo. Como o evento visa o desenvolvimento de habilidades de programação competitiva, o time deve ter conhecimentos profundos de técnicas computacionais, matemática, algoritmos, estruturas de dados e linguagens de programação.

A maratona é uma competição com grande visibilidade acadêmica, pois destaca os melhores alunos e melhores instituições nos âmbitos nacional e mundial. Após a final brasileira, os melhores times competem na etapa sul-americana. E, por fim, os melhores sul-americanos competem na final mundial.

A UFSM já participou de quatro finais nacionais (em 2010, 2011, 2012 e 2023), resultados que refletem o empenho dos times, que se reúnem regularmente para estudar e praticar, além de organizarem competições locais. A participação dos alunos na maratona é financiada com recursos do curso de Ciência da Computação e do edital de auxílio à representação institucional em eventos (da Pró-Reitoria de Extensão).