Projeto de extensão da UFSM divulga conceitos químicos para estudantes do ensino médio

Atividades do projeto Aceciência ocorreram no final de agosto no campus do IFFar em Panambi

O “Aceciência: Ciência Acessível” é um projeto de extensão da UFSM sob coordenação da professora Caroline Bender, do Departamento de Química. Seu objetivo é a divulgação científica e tecnológica em escolas da rede pública, por meio de seminários, produção de materiais educativos e execução de experimentos didáticos. A iniciativa busca abordar temas de interesse social, acadêmico e científico, e apresentá-los de maneira acessível, utilizando exemplos do cotidiano.

De 26 a 30 de agosto, o projeto realizou atividades com as turmas de terceiro ano do Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) – Campus Panambi. No primeiro dia, os estudantes da UFSM Amanda de Oliveira Ferreira, Julia Eduarda Spode e José Lúcio Bauer Vieira, junto com a servidora do IFFar Justina Franchi Gallina, realizaram a oficina “SOS Universidade”, que consistiu em uma breve apresentação sobre o que é a UFSM, destacando sua magnitude e qualidade, além de apresentar as oportunidades e auxílios que a universidade oferece. Além disso, foram apresentadas as oportunidades de graduação ofertadas pelo próprio IFFar. Por fim, os estudantes tiveram um momento de diálogo em forma de roda de conversa para tirar dúvidas sobre a transição entre os ensinos médio e superior.

Nos três últimos dias, foi ministrada a oficina intitulada “Polímeros Fantásticos e Onde Habitam”, que teve como objetivo introduzir os conceitos básicos sobre polímeros e reforçar o aprendizado por meio de uma atividade prática. Foram ainda resolvidas questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, para que os estudantes tivessem exemplos reais de como esses conceitos são cobrados nessas provas.

“Foi muito significativo receber o projeto de extensão da UFSM Aceciência em nossa instituição. A conversa com nossos alunos dos terceiros anos sobre como é estar na universidade foi o destaque entre os tópicos elogiados, pois estão numa fase de bastante ansiedade e perspectivas em relação ao próximo ano. Ainda, tivemos práticas nos laboratórios, nas quais, de forma explicativa, colorida e divertida, foram explorados os conceitos sobre polímeros. Na atividade prática os alunos produziram slimes, o que gerou descontração geral”, comentou a professora Anna Deobald, que leciona química orgânica no IFFar.

O Aceciência conta também com atividades desenvolvidas pela professora Rafaelle Ribeiro Gonçalves nas escolas municipais de Panambi.

Texto: Projeto Aceciência