No mês de setembro, a Incubadora Social da UFSM dá início ao 5° Ciclo de Incubação. O edital de credenciamento contou com mais de 20 inscrições.
Neste ano, os empreendimentos selecionados para a primeira fase do processo, a pré-incubação, que inicia nas próximas semanas, estão distribuídos em quatro eixos principais: Artesanato e Design Sustentável, Modelagem Têxtil, Reciclagem e Upcycling e Economia Criativa. Cada eixo é voltado para a promoção de impacto social, geração de trabalho e renda, e inclusão social.
Metodologia
A atual metodologia proposta para o Processo de Incubação se desdobra em três etapas distintas, totalizando até três anos de acompanhamento e desenvolvimento.
A primeira etapa, a Pré-Incubação, tem duração de 6 meses e oferece uma introdução ao processo de incubação, focando em conceitos básicos que permitem aos empreendedores iniciarem seu desenvolvimento.
A segunda etapa, Incubação, tem duração de até 18 meses e é onde o foco se volta para o impacto social e a consolidação do empreendimento.
Finalmente, a terceira etapa, pós-incubação, com duração de 12 meses, prepara os empreendedores para a autonomia e autogestão, garantindo que possam seguir de forma independente após o término do ciclo.
Após a finalização do processo, os empreendimentos têm a oportunidade de continuar como parceiros do Hub IS, o Hub de Inovação Social da UFSM, compartilhando suas experiências de sucesso e beneficiando-se da infraestrutura oferecida pelo Hub.
Uma novidade em 2024 é que o Ciclo de Incubação vem para fortalecer a consolidação do Hub de Inovação Social, um ecossistema dinâmico e colaborativo que visa conectar inovações, empreendedorismo social, tecnologias, negócios de impacto social, cursos, qualificações, parcerias e visão de futuro para empreendedores em diferentes estágios.
Incubadora Social
A Incubadora Social da UFSM atua como um espaço para o desenvolvimento de projetos que emergem das demandas de grupos em situação de vulnerabilidade social. Com o compromisso com a economia solidária e a sustentabilidade socioambiental, a Incubadora busca não apenas apoiar a organização desses grupos, mas também promover a autonomia e a autogestão. A ação da Incubadora Social da UFSM é guiada por princípios que incentivam o desenvolvimento de novos modelos de organização social, a geração de tecnologias sociais, e o estímulo ao empreendedorismo social e ao cooperativismo.
O primeiro Processo de Incubação ocorreu em 2012 e, ao longo desses anos, a Incubadora Social já conta com mais de 100 organizações participantes da etapa de pré-incubação e com casos de sucesso que motivam os novos empreendimentos.
Com informações da Incubadora Social da UFSM