Como em qualquer estreia, os primeiros passos da equipe sub-11 da UFSM/Evolução no Estadual foram cheios de nervosismo e instabilidade, mas trouxeram muitos aprendizados e vivências. Assim foi na etapa deste domingo (1º) em Sapucaia do Sul, e assim será na próxima fase do campeonato, pois a equipe conseguiu se classificar e estará na 2ª fase em busca de um lugar na semifinal do certame. Depois de duas derrotas (7 a 4 para o Futurus Craques, de Sobradinho, que acabou eliminado; e 4 a 3 para o CT 37, de Santa Vitória do Palmar, que venceu as três partidas do dia), o time de Santa Maria precisava superar os donos da casa por dois gols de diferença para avançar. Com um segundo tempo inspirado e aguerrido, os garotos chegaram ao placar de 5 a 2 e carimbaram suas presenças na etapa seguinte.
“No primeiro jogo, tivemos alguns erros defensivos. Com pouco menos de nervosismo, normal para a idade e devido à falta de experiência, jogamos melhor contra o time de Santa Vitória do Palmar”, comentou o técnico Jonatan Dupin. Ele também afirmou que sua equipe fez um jogo muito equilibrado contra o líder da chave e lamentou as quatro finalizações que pararam nas traves. Com a necessidade do resultado no último jogo, a equipe jogou bem, segundo Dupin. “Abrimos o placar e o goleiro Inácio defendeu um pênalti. Crescemos na partida e mantivemos o nível na segunda etapa, garantindo a classificação”, concluiu ele.
Agora a equipe aguarda a definição de data, local e adversários da 2ª fase, que será um triangular. Para Dupin, ainda há muito o que evoluir durante o ano. “Vamos seguir trabalhando e ajustando as questões técnicas, táticas e psicológicas, pois essas últimas influenciam muito nessa idade quando estamos com o placar adverso. Esperamos fazer enfrentamentos de igual para igual com as melhores equipes do estado na próxima fase.”
Apesar de ter perdido duas vezes, a equipe sai da etapa com o melhor ataque do grupo (12 gols) e com um dos vice-artilheiros do Estadual (Dudu, com 5 gols). Jogaram: Theo, Inácio, Miguel, Vinícius, Francisco, Theo Macedo, Arthur, Augusto, Netinho, Jonas, Dudu, Heitor e João Pedro. O time foi comandado pelos professores Jonatan Dupin e Felipe Super. Em parceria com a Maju Futsal, de São Sepé, cinco atletas da cidade vizinha integraram o time nesta primeira etapa: Augusto, Netinho, Vinícius, João Pedro e Jonas.
Texto: Assessoria de Imprensa da UFSM Futsal