UFSM Cachoeira do Sul receberá seis programas de pós-graduação a partir do próximo ano

Cursos são nas áreas de Agrobiologia, Arquitetura, Ciência do Solo, Engenharia da Produção, Engenharia Elétrica e Geografia

O campus da UFSM em Cachoeira do Sul foi contemplado com a oportunidade de ofertar Programas de Pós-graduação em suas instalações. O edital PRPGP/UFSM nº 50/2024 é uma chamada para fortalecimento e redução de assimetrias da Pós-graduação da UFSM. O objetivo é consolidar a UFSM como uma universidade de excelência na pós-graduação por meio do fomento à reestruturação dos PPGs, renovação do seu corpo docente e capilarização da pós-graduação stricto sensu para as unidades de ensino localizadas fora do campus sede. Os estudantes receberão auxílio na orientação de professores do campus e poderão realizar todas as atividades do Programa em Cachoeira do Sul.

O campus da UFSM em Cachoeira do Sul está inserido no edital por meio de duas linhas de fomento: a primeira é da estruturação de Programas de Pós-graduação interunidades com foco nas unidades de ensino localizadas fora da sede; e a segunda pela inclusão de docentes em PPGs. Assim, além de professores do campus que já fazem ou farão parte do corpo docente dos PPGs, o campus também oferecerá os Programas de Pós-graduação em suas instalações.

Para participar, os candidatos ao PPG irão se inscrever por meio de edital geral de seleção, mas poderão acompanhar as aulas e receber as orientações no campus de Cachoeira do Sul, sem precisar se deslocar para o campus sede. Para isso, serão destinados recursos para os professores – que auxiliarão no pagamento de diárias, passagens e publicações, por exemplo; verba para a implantação de espaços físicos, como sala de coworking para os estudantes de pós-graduação e salas de videoconferência; além de bolsas para alunos de graduação e uma bolsa de mestrado para cada programa que será ofertado no campus.

Em Cachoeira do Sul, os seis PPGs que serão ofertados são: Programa de Pós-Graduação em AgrobiologiaPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e PaisagismoPrograma de Pós-Graduação em Ciência do SoloPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica; e Programa de Pós-Graduação em Geografia.

As seleções serão realizadas pelos programas, dentro de cronograma estabelecido pela Instituição. Para saber mais sobre cada PPGs, acesse as páginas dos Programas de Pós-graduação.