Inscrições no Teste de Suficiência em Língua Estrangeira estarão abertas a partir desta segunda-feira

O Teslle é um teste de nivelamento que visa aferir a habilidade de leitura em alemão, espanhol, francês, inglês e português como língua estrangeira

A UFSM, por meio do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, informa que, desta segunda-feira (2) até 24 de setembro, estarão abertas as inscrições no Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (Teslle) para o 2º semestre de 2024.

O Teslle é um teste de nivelamento que visa aferir a habilidade de leitura acadêmica nas línguas alemã, espanhola, francesa, inglesa e portuguesa como língua adicional/estrangeira, conforme a resolução Nº 003/2010, e sua aplicação será no dia 10 de novembro no campus sede da UFSM.

A principal função do teste na instituição é indicar aos programas de pós-graduação em que medida os ingressantes têm condições de utilizar literatura em língua estrangeira na sua respectiva área do conhecimento, de modo a participar com autonomia das disciplinas na pós-graduação, bem como ampliar e qualificar suas fontes de pesquisa.

Comprovar capacidade de revisar bibliografia científica em língua estrangeira é essencial para quem inicia uma pós-graduação. Por isso, sugere-se que os candidatos realizem o teste no último semestre da graduação ou no início de seu curso de mestrado ou doutorado. Isso contribui para a qualidade da pesquisa e garante tempo hábil para o cumprimento dos prazos do seu respectivo programa de pós-graduação.

O Teslle é ofertado duas vezes ao ano, em geral ao final dos semestres. É responsabilidade dos candidatos se preparar e providenciar a comprovação de suficiência/proficiência com antecedência. Na página do Teslle, a comunidade encontra documentos orientadores, tais como exemplares de testes, perguntas frequentes e e-book para candidatos do Teslle/Língua Inglesa.

Podem se inscrever estudantes da pós-graduação, estudantes de último semestre da graduação (prováveis formandos), estudantes do curso de Relações Internacionais e servidores docentes e técnico-administrativos. As inscrições são feitas exclusivamente via portais Estudantil, do RH e Docente. Antes de se inscrever, as pessoas interessadas devem ler atentamente o edital.

A universidade também oferece cursos específicos de preparação para o Teslle. Sugere-se aos candidatos que fiquem atentos à disponibilidade dessas formações, as quais também são divulgadas na seção “Notícias” da página do Teslle.