Projeto liderado pela UFSM lança ebook sobre iniciativa voltada à produção sustentável de soja no país

Livro digital reúne informações sobre o 4º Soybean Money Maker, esforço conjunto de produtores, universidades e empresas

A intensificação dos sistemas agroalimentares é o caminho para acabar com a fome, a insegurança alimentar e a desnutrição em todas as suas formas. Esse é o desafio: produzir mais alimentos, aumentar a segurança alimentar e preservar a natureza. Nesse contexto, o campeonato Soybean Money Maker (SMM), liderado pela Equipe Field Crops da UFSM, caracteriza-se como um esforço entre produtores, universidades e empresas privadas, com o objetivo de gerar informações com base em dados de forma transparente e imparcial para revolucionar o manejo das lavouras de soja no Brasil.

O SMM iniciou em 2020, com a participação de 13 lavouras da Região Sul. No ano posterior, expandiu para o Centro-oeste, o Sudeste e o Nordeste, com representantes de nove estados. Na 3ª edição, em 2022, o SMM chegou a 90 lavouras de 13 estados, o equivalente a 86,1% da área de soja em território brasileiro. No ano passado, o evento alcançou 95 lavouras em 13 estados.

As informações de cada lavoura são processadas com ferramentas e modelos matemáticos validados pela comunidade científica, geram indicadores econômicos, ambientais e sociais. A partir da metodologia Soybean Money Maker (SMM), é possível identificar as lavouras sustentáveis e gerar um índice de sustentabilidade com critérios técnico-científicos. O foco do SMM é identificar as práticas de manejo que permitem aos produtores elevar o índice de sustentabilidade da propriedade, maximizar o lucro, reduzir o impacto ambiental e aumentar a eficiência produtiva.

No ebook disponível na página da Equipe FieldCrops, os resultados da 4ª edição do Soybean Money Maker são apresentados. Segundo o  professor Alencar Zanon, o projeto liderado pela UFSM é o maior de produção sustentável de soja no país. O docente também lembra que pesquisas feitas nos Programas de Pós-Graduação em Agronomia e em Engenharia Agrícola da UFSM utilizam dados gerados pelo projeto e conciliam, assim, o avanço da ciência e as demandas dos produtores brasileiros.

Com informações da Equipe Field Crops