UFSM e Intral firmam parceria para desenvolver sistema inovador de iluminação pública

Com financiamento de quase R$1 milhão, o projeto tem prazo de execução de dois anos

A UFSM assinou recentemente um acordo de parceria com a Fundação Delfim Mendes Silveira (FDMS) e com a empresa Intral, para o desenvolvimento do projeto “Sistema de Telegestão e Otimização de Drivers de LED com Isolação Galvânica para Iluminação Pública”. Coordenado pelo professor do Departamento de Processamento de Energia Elétrica da UFSM Marco Antonio Dalla Costa, o projeto possui um prazo de execução de 24 meses, com financiamento de quase R$1 milhão.

O projeto visa criar um sistema avançado de telegestão para iluminação pública, permitindo o controle remoto das lâmpadas, ajuste da intensidade com base na luz natural e monitoramento do consumo de energia. Além disso, o sistema notificará automaticamente sobre falhas nas lâmpadas para facilitar uma manutenção rápida. “Nosso principal objetivo é reduzir os custos com energia para as prefeituras, acelerar a manutenção e promover economia de energia”, explicou o coordenador.

De acordo com Dalla Costa, os próximos passos da pesquisa incluem uma revisão da literatura para identificar as melhores soluções tecnológicas, seguida pelo desenvolvimento e teste de protótipos. Os resultados serão apresentados à empresa parceira, que se encarregará da industrialização do produto. “Após o desenvolvimento do protótipo funcional, a empresa avançará para os níveis TRL 7, 8 e 9, transformando o protótipo em um produto comercial”, destacou o professor.

A parceria proporciona à UFSM investimento que será convertido em bolsas para alunos e financiamento para cobrir insumos e equipamentos temporários. Além disso, o projeto oferece aos alunos a oportunidade de trabalhar em projetos práticos, enriquecendo sua formação com experiência de mercado. “Os alunos terão a chance de trabalhar em um projeto que pode se transformar em um produto real, o que é uma valiosa experiência para suas carreiras”, acrescentou Dalla Costa.

O coordenador concluiu: este projeto não só beneficia a UFSM, mas também impulsiona o crescimento tecnológico das empresas gaúchas, elevando a produção de luminárias para um sistema inteligente com alto valor agregado”. Segundo ele, o sistema proposto trará benefícios significativos para a sociedade, incluindo manutenção mais eficiente, aumento da segurança ao evitar áreas escuras e economia de energia.

Texto: Assessoria de Comunicação da Proinova