Programa de Educação Socioambiental do Jardim Botânico realiza ações em Paraíso do Sul

A comunidade escolar da rede municipal foi o público-alvo das ações, que incluíram rodas de conversa, saídas de campo e cursos

A coleta de mostras da flora local esteve entre as ações realizadas com os alunos

Entre os dias 8 e 28 de agosto, o Programa de Educação Socioambiental do Jardim Botânico da UFSM – por meio do programa UFSM Solidária e Cidadã, da Pró-Reitoria de Extensão – realizou ações educativas no município de Paraíso do Sul, impactando diretamente seis escolas da rede municipal. Alunos e professores participaram ativamente das atividades, que focaram em reflexões sobre a crise climática e a proteção das matas ciliares, conforme a demanda específica do município.

Com os estudantes, foram promovidas dinâmicas envolventes, como rodas de conversa sobre a percepção dos problemas socioambientais, saídas de campo ao redor das escolas e oficinas de coleta de amostras da flora local, conectando teoria e prática de maneira significativa.

Já os professores participaram de um curso voltado à elaboração de projetos socioambientais, com ênfase na valorização dos aspectos sociais da comunidade escolar, sensibilizando-os para multiplicar ações nesse sentido.

O programa ainda se prepara para sua última etapa: uma ação educativa com servidores públicos da área ambiental, focada na restauração das matas ciliares de Paraíso do Sul, fortalecendo o compromisso com a sustentabilidade e o futuro da região.

De acordo com a diretoria do Jardim Botânico da UFSM, Simone Messina, coordenadora destas atividades, “percebemos que as ações superaram as expectativas, devido ao engajamento dos estudantes e professores. Ficamos muito satisfeitos de ver a empolgação e a alegria no rosto das pessoas, foi muito gratificante. Esse trabalho reafirma a importância da educação ambiental e do engajamento de toda a comunidade na luta contra as mudanças climáticas”.

Além da diretora do Jardim Botânico, a equipe que atuou nas atividades inclui a diretora da Unidade de Apoio Pedagógico do Centro de Ciências Rurais, Venice Grings, e os professores Márcio Vieira e Renato Aquino Záchia, respectivamente do Colégio Politécnico e do Departamento de Biologia, além de estudantes de Ciências Biológicas, Gestão Ambiental e Engenharia Florestal.