Professor Edemur Casanova é o homenageado do Destaque Cultural da UFSM neste ano

Docente e artista visual foi diretor do Centro de Artes e Letras

Edemur receberá reconhecimento como Destaque Cultural da UFSM (Foto: arquivo pessoal)

O docente e artista visual Edemur Casanova é o homenageado da edição de 2024 do Destaque Cultural da UFSM. Edemur foi professor titular do curso de Artes Visuais, que completa 60 anos em 2024, além de diretor do Centro de Artes e Letras (CAL) de 2002 a 2010. Atuou principalmente nas áreas de arte contemporânea, design para estamparia, ensino de artes e design têxtil.

Natural de Penápolis (SP), o artista possui graduação em licenciatura em Desenho e Plástica pela Faculdade de Ciências e Letras de Penápolis, e mestrado, doutorado e pós-doutorado em Artes Plásticas pela Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne). Em 2009, publicou o livro “Pirâmides do Tempo”, pela editora Palloti, sobre suas experiências em viagens pelo mundo. Realizou várias exposições de seus trabalhos, inclusive em Paris, como “Arte-Erotismo-Tecnologia”, no Museu de Arte de Santa Maria (Masm) e no Espaço Sociocultural – Teatro CIEE em São Paulo, e “Tu me olhas e Eu te Olho” na Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (Apusm).

Destaque Cultural UFSM

A proposta é que o Prêmio Destaque Cultural seja entregue anualmente no mês de agosto, por conta das comemorações do Mês da Cultura de Santa Maria, mas a edição de 2024 teve que ser adiada e será realizada no dia 9 de outubro.

No Acervo Artístico da UFSM é possível conhecer mais da obra de Edemur

Em 2023, a homenageada foi a professora Alzira Guaraldi Severo, docente aposentada do curso de Música. Alzira também foi diretora do Centro de Artes e Letras, de 1986 a 1990, e uma das criadoras do Festival Internacional de Inverno da UFSM.

O Destaque Cultural foi criado em 2023 pela Coordenadoria de Cultura e Arte da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), como uma forma de homenagear pessoas que contribuíram para a promoção e o desenvolvimento da cultura. A coordenadora de Cultura e Arte, Vera Vianna, explica que o Prêmio é uma forma de homenagear os profissionais que precederam e valorizar o passado. “É uma maneira de reconhecermos e valorizarmos a trajetória daqueles que se dedicaram ao ensino e à produção artística e cultural na UFSM, que deixaram um legado único, que influenciaram a formação de novos profissionais e que fizeram a diferença”, comenta Vera.