Projeto Flores para Todos será apresentado na Expointer

Além do cultivo das cinco espécies de flores do projeto, haverá oficinas de arte floral diariamente

O Projeto Flores para Todos estará na 47ª edição da Expointer, que se inicia neste sábado (24) e vai até o dia 1º de setembro. Pelo segundo ano consecutivo o maior projeto de extensão da floricultura brasileira estará na Casa da Emater, dentro do Parque Assis Brasil, em Esteio.

Durante os 10 dias da maior feira agropecuária do Rio Grande do Sul e uma das maiores feiras mundiais do agronegócio, as cinco espécies do projeto Flores para Todos (gladíolo, estátice, girassol, dália e ornitogalo) serão apresentados para o público por alunos de graduação e pós-graduação integrantes da Equipe PhenoGlad da UFSM e por extensionistas da Emater/RS.

Além do cultivo das cinco espécies de flores do Projeto, haverá oficinas de arte floral diariamente, ministradas pelo professor Nereu Augusto Streck, da UFSM. E na próxima quinta-feira (29), às 13h, a Equipe PhenoGlad lança o livro “Girassol de Corte: Inovação e Sustentabilidade na Floricultura Moderna”.

“Esta será mais uma oportunidade de divulgar o Projeto Flores para Todos e a UFSM para quase um milhão de pessoas que passarão pela feira”, explica o professor Nereu. “Iniciamos o cultivo das flores no Parque Assis Brasil no dia 5 de abril e semanalmente a Equipe PhenoGlad se deslocou de Santa Maria para Esteio visando fazer o manejo das espécies de flores da mesma maneira como é realizado pelos agricultores do projeto Flores para Todos em nível de Brasil. Ou seja, os visitantes da feira terão a vivência real de como acontece o cultivo das flores nas 400 famílias e 70 escolas do campo que já passaram pelo projeto desde 2018, quando o projeto iniciou”, complementa o professor.