HUSM promove ações para o Agosto Dourado

Decorações, atividades e capacitações marcaram a campanha de incentivo ao aleitamento materno

Nesta segunda-feira, dia 19, foi realizado o encerramento das atividades para o Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno, promovidas pelo Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). A campanha foi instituída no Brasil em 2017, por meio da lei nº 13.435, visando a conscientização a respeito da amamentação. No HUSM, todas as unidades da Linha Materno-Infantil se envolveram e promoveram as ações durante o mês, e a edição de 2024 teve o tema “Reduzindo a Lacuna: Apoio à Amamentação para Todos”.

A enfermeira do HUSM e responsável pela Consultoria do Aleitamento Materno, Cláudia Diaz, explica a necessidade de ações voltadas para esse tema: “A informação será a principal aliada na conscientização sobre a importância do aleitamento materno. Para isso, ações em diversas áreas são realizadas, como por meio da promoção de ações educativas, de apoio e incentivo em toda a área Materno-Infantil, voltadas para gestantes, parturientes, puérperas, acompanhantes e profissionais das Unidades”, destaca.

Neste mês, todas as unidades foram decoradas na cor dourada, com balões, mensagens de incentivo e lembrancinhas para as pacientes. No Centro Obstétrico, foram produzidos flyers sobre o contato pele a pele entre mãe e bebê, com capacitação setorial para a equipe de enfermagem, e também sobre a importância da Hora Ouro (primeira hora de vida do bebê após o parto), distribuídos durante o acolhimento das gestantes, puérperas (mulheres em período pós-parto) e familiares.

Na Unidade Tocoginecológica, foram distribuídas garrafinhas de água decoradas para incentivar a hidratação durante a amamentação, além da realização de rodas de conversa nas enfermarias e grupos semanais de gestantes, puérperas e familiares, para discussões a respeito do Aleitamento Materno.  A UTI Neonatal também realizou grupos de conversa com familiares e distribuiu cartões com frases de incentivo às mães.

No centro de Pediatria a decoração temática contou com orientações sobre os 10 passos do Aleitamento Materno, além de grupos com mães e bebês. O Ambulatório de Alto Risco (AGAR) criou o espaço “Cantinho da Amamentação”, para estimular a amamentação em salas de espera. O Serviço de Consultoria em Aleitamento Materno participou do 7º Seminário Integrado de Aleitamento Materno da 4ª Coordenadoria Regional da Saúde no dia 16 de agosto, com a mesa redonda “O papel das maternidades na redução das desigualdades em amamentação”, representada pela professora Claudia Diaz e pela professora adjunta do Departamento de Fisiologia, Geovana Bolzan.

Durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), que ocorreu de 1º a 7 de agosto, o Setor de Internação Tocoginecologia realizou pinturas de barriga com as pacientes gestantes. Na entrada do HUSM, estão expostas fotografias de mães amamentando, que foram coletadas até o dia 16 e ficarão expostas até o final do mês. Além de ações de incentivo e conscientização, as atividades foram marcadas por muita música e dança, com a apresentação de Poderosas do Tetê no dia 15, dança materna com bebês em slings, e uma coreografia realizada pela equipe de enfermagem do alojamento conjunto.

Cláudia comenta a importância da realização do Agosto Dourado, que é uma iniciativa global proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e ganhou força a partir da década de 1990. “Como é uma campanha mundial de incentivo e apoio à prática da amamentação, todas as ações desenvolvidas provocam discussões e contribuições importantes, não só entre profissionais, mas na sociedade como um todo. Amamentar exclusivamente até os 6 meses de vida do bebê e manter até os 2 anos, ou mais, é muito importante para a saúde de mulheres e crianças. Precisamos aumentar as taxas de aleitamento materno no Brasil e no mundo, pois seus benefícios são imensuráveis, tanto no âmbito biológico, como no âmbito afetivo e emocional”.

O encerramento das atividades com mães, gestantes e familiares ocorreu ontem, no hall de entrada do 2º andar, com a apresentação do Coral Vozes do Vagão e Dança Materna. Ainda, a partir do dia 9 de setembro, será oferecida uma capacitação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), com o “Curso de Manejo, Incentivo e promoção da amamentação em um Hospital Amigo da Criança”, para profissionais da saúde que atuam diretamente com a assistência Materno-Infantil no HUSM.

Importância da amamentação

Segundo o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI), publicado em 2021, no Brasil a prevalência do aleitamento materno entre crianças menores de 6 meses foi de 45,8%, o que está abaixo do recomendado. A amamentação é o único fator que, sozinho, pode reduzir em até 13% a mortalidade infantil de crianças menores de cinco anos por causas preveníveis, de acordo com o Ministério da Saúde. Além disso, são inúmeros os benefícios, tanto para a mãe quanto para o bebê: a amamentação imediata após o nascimento pode reduzir a mortalidade neonatal; auxilia nas contrações uterinas – diminuindo o risco de hemorragia -; e fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho. Segundo a UNICEF, o leite materno promove um melhor crescimento e desenvolvimento, e protege contra doenças, agindo como a primeira “vacina” do bebê.

Texto: Giulia Maffi, estudante de jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Foto: Arquivo pessoal de Cláudia Diaz