Estrada de acesso ao Campus de Cachoeira do Sul é tema de reunião entre UFSM e Daer

Projeto busca recursos para revitalizar a Estrada da Ferreira (VRS-809)

Na manhã desta quinta-feira (15), o reitor Luciano Schuch e o diretor do campus da UFSM em Cachoeira do Sul, Anderson Dal Molin estiveram em uma reunião em Porto Alegre com o diretor do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino, para discutir o andamento do projeto de revitalização da Estrada da Ferreira, em Cachoeira do Sul. O principal motivo da reunião foi solicitar a entrega do projeto, que está sendo feito pela empresa terceirizada Magna Engenharia. Ainda foi discutida a necessidade de uma limpeza da vegetação na região e da retirada de postes que estão muito próximos da via, e abordou-se também a expectativa de recursos para investimento.

O projeto inicial foi desenvolvido pelo Laboratório de Mobilidade e Logística (Lamot), do Campus de Cachoeira do Sul, e tem o apoio do Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico (PIAA/RS), além de uma parceria com o empresário Pedro Henrique Brair, fundador da rede de farmácias São João, para o financiamento de 50% dos custos de execução. Em junho de 2023, tornou-se um projeto do Daer. “Por meio da parceria com o PIAA, a empresa pode usar parte do imposto pago pelo ICMS na revitalização de rodovias. A obra não vai beneficiar só o campus, mas toda a comunidade do entorno, e também o acesso ao aeroporto”, comenta o diretor Anderson Dal Molin.

A rodovia VRS-809, ou Estrada da Ferreira, dá acesso ao Campus de Cachoeira do Sul, porém não possui acostamento, calçada, e iluminação adequada. “É uma obra que vai passar pelo trevo de acesso da universidade até a entrada do aeroporto, e será uma obra completa: com ciclovia, faixa de caminhada e pista. São cerca de 4 km de rodovia, que visa a qualidade de vida das pessoas”, explica o reitor Luciano Schuch.

A expectativa é que o projeto seja inserido no programa de 2025 do PIAA, mas ainda depende de conseguir outras parcerias para o restante do recurso necessário.

Texto: Giulia Pinos Maffi, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Lucas Casali