Pesquisador da UFSM receberá medalha da Sociedade Brasileira de Química

Érico Flores será o primeiro pesquisador da região Sul a receber a distinção

O professor do Departamento de Química, do Centro de Ciências Naturais e Exatas da UFSM, Érico Marlon de Moraes Flores, foi o escolhido para receber a medalha Adilson José Curtius, conferida pela Divisão de Química Analítica da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Érico será o primeiro pesquisador da região sul a receber essa distinção, o que mostra a qualidade dos trabalhos realizados pelo grupo de pesquisa que coordena (LAQIA-CEPETRO-LATER) e representa um grande reconhecimento pela contribuição no campo da espectrometria atômica. A medalha, que leva o nome de um importante pesquisador brasileira da área, está em sua edição e será entregue na cerimônia de abertura do 21º. Encontro Nacional de Química Analítica que ocorrerá de 15 a 18 de setembro deste ano na cidade de Belém, Pará.

Para o docente da UFSM, a medalha representa uma distinção ao trabalho realizado ao longo dos anos, que vem proporcionando cada vez mais reconhecimento em nível nacional e internacional. “Trata-se de uma motivação para os nossos alunos e uma distinção para os programas de pós-graduação em que atuo e para a Universidade Federal de Santa Maria, que é a principal responsável por esse sucesso”, comemora.

O docente da UFSM é um dos pesquisadores na área de química com maior reconhecimento e premiações no Brasil e no exterior e atribui o reconhecimento em função de suas pesquisas para o desenvolvimento de métodos analíticos para emprego em técnicas diversas envolvendo a espectrometria atômica, o que, inclusive, já resultou na concessão de patentes de inovação. Érico Flores, que atua nos Programas de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e em Engenharia Química (PPGEQ) da UFSM, é o atual coordenador do Comitê Técnico-Temático de Insumos Farmacêuticos da Farmacopeia Brasileira (ANVISA) e membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPERGS) e do Conselho Consultivo da SBQ.