Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
Ir para o conteúdo
GovBR Navegar para direita
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

10º Festival de Miniatletismo reuniu na UFSM mais de 600 alunos da Educação Fundamental de Santa Maria

Evento ocorreu no Centro de Educação Física e Desporto na segunda (12)



foto colorida horizontal de dezenas de crianças em um campo gramado, uma menina à frente atira ao alto uma peteca
Evento reuniu alunos de 10 escolas de Santa Maria

A 10ª edição do “Festival de miniatletismo: os primeiros passos em busca de grandes sonhos” foi realizada na UFSM na tarde desta segunda-feira (12). O evento contou com a participação de aproximadamente 600 crianças de 10 escolas de Santa Maria, com o objetivo de proporcionar a prática esportiva, interação social e educação esportiva entre os alunos.

Nem mesmo o frio conseguiu diminuir a empolgação das crianças. Embalados pela última edição das Olimpíadas, os pequenos sabiam de cor os nomes dos medalhistas brasileiros e seus esportes. Mais ainda, esperavam ansiosos pelo momento em que poderiam correr pela pista de atletismo e sentirem-se atletas também. Mas a corrida foi apenas uma parte da programação, que contou com salto agachado para frente; corrida em escada; foguetinho (uma variação de lançamento de dardo); lançamento para trás; salto em distância com vara; e Fórmula 1 (um circuito de aproximadamente 80m com corrida rasa, corrida com barreira e corrida em slalom). No final das brincadeiras, todas as crianças ganharam medalhas por sua animação e sua participação.

foto colorida horizontal de um grupo de crianças em um campo gramado, uma mais na frente salta com uma vara amarela em 3 arcos no chão também amarelos
Salto em distância com vara foi uma das modalidades disputadas

Além da prática de voleibol, basquete e futsal, que as crianças relatam ter em suas escolas, participar do Festival é uma oportunidade de aprender novos esportes e novas práticas. Brenda Vitória, aluna do 4° ano da Escola Walter Jobim, comenta que praticar esportes é algo muito positivo e que “faz bem, porque se a gente ficar sentado na mesma posição ou ficar em casa não faz bem, porque a gente não interage e não faz bem para o nosso corpo”.

Encantadas com o espaço disponibilizado pela UFSM – a pista de atletismo e o campo de futebol -, muitas crianças visitaram o local pela primeira vez. Essa é uma iniciativa importante para aproximar a comunidade de um espaço público que foi pensado para atender suas necessidades de lazer e educação.

Curricularização da extensão

O Festival de Miniatletismo é um evento semestral, realizado na disciplina de Atletismo 2 e organizado pela professora Leandra Costa da Costa. Apesar de ser um evento proposto em uma disciplina do curso de Educação Física Licenciatura, a 10ª edição do Festival contou com a colaboração de 86 voluntários, sendo acadêmicos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura, além de voluntários de outras áreas, como Medicina e Geografia. 

foto colorida horizontal de 3 crianças correndo uma atrás da outra em um gramado com varas segurando em cima balões amarelos e azuis
Disputa da modalidade “Fórmula 1”

O intuito de realizar o Festival como sendo parte da disciplina é a curricularização da extensão. O objetivo é criar uma rede de proximidade com a comunidade e colocar em prática os conhecimentos desenvolvidos na disciplina.

Coordenadora do Festival, a professora Leandra comentou que é uma oportunidade muito importante para reforçar o vínculo entre a Instituição e a comunidade. “O que a gente pretende com esse evento: que os acadêmicos, quando se formarem e forem professores, possam fazer isso em suas escolas. Não é só um projeto extensionista, mas um projeto para conseguir espaço melhor, concorrer a editais, para ter materiais das escolas, enfim, dar uma conotação realmente de prática, da realidade escolar”, destacou.

Experiência além do esporte

Esporte e educação estão interligados. Por isso, proporcionar que crianças do Ensino Fundamental da Educação Básica tenham acesso a locais e centros de ensino como os da UFSM é essencial para o seu desenvolvimento. Mais que isso, é também uma forma de possibilitar que os alunos da Instituição tenham uma formação mais preparada e próxima às crianças e ao ensino público.

foto colorida horizontal mostra de perto duas medalhas, com outras ao fundo, e cordões e fitas em azul e amarelo
Todos os participantes ganharam medalhas

A professora Leandra destaca: “os professores entram aqui, conversam com acadêmicos, interagem. Então, nesse sentido, a gente fica muito feliz porque consegue fazer uma dupla formação. Os acadêmicos que estão aqui concretizando a nossa teoria, mas as pessoas também, que se aproximam da Universidade, voltam para conversar com os acadêmicos. E é um dia especial, em que qualquer pessoa pode vir, trazer a família e socializar conosco”.

Leandro Reis, acadêmico de Educação Física Licenciatura, que participou da organização do Festival pela terceira vez, comenta que é uma oportunidade de integração entre alunos e professores de diferentes escolas, e que “é muito importante unir todos eles aqui nesse espaço, além de também levar o atletismo para escolas e para esses professores, porque muitas vezes eles não trabalham o atletismo na escola por não conhecer a modalidade, por não ter ideias de como trabalhar”.

Esta é a primeira edição do Festival no ano. No segundo semestre letivo, a proposta é organizar um Festival voltado ao miniatletismo que foque nas regras das competições, para que as crianças possam, além de aprender a praticar novos esportes, conhecer suas regras e adquirir ainda mais conhecimento sobre o mundo esportivo.

Texto: Andreina Possan, acadêmica de Jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Fotos: Gustavo Damascena, estudante de Produção Editorial e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-66534

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.