Neste sábado (10), mais três modalidades dos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs) terão a competição, que vale a classificação aos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), sediada pela UFSM, em Santa Maria. No Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), acontecem as disputas de voleibol feminino – no Ginásio 1 – , de tênis de mesa e o torneio de xadrez. No Centro Desportivo Municipal, o de voleibol masculino. A Universidade tem representantes nos naipes feminino e masculino.
Os times de vôlei da Federal serão formados, ao todo, por 28 atletas – sendo 14 em cada elenco. Na primeira fase, os esquadrões, separados em dois grupos, participam de “rodízios simples”, com cada participante enfrentando os rivais apenas uma vez, dentro da chave. Às semifinais, avançam os líderes e os vice-líderes, que se enfrentam em “cruzamento olímpico”. Ou seja, o 1º colocado enfrenta o 2º colocado do outro lado. Os vencedores destes confrontos fazem a grande final e brigam pela vaga à etapa nacional.
Nesta etapa inicial, cada vitória vale 2 pontos e cada derrota vale 1 ponto – a não ser que seja por “WO”, que não soma ponto algum. Os critérios de desempate, se necessários para definir a tabela de classificação, são os seguintes: confronto direto; saldo de sets; maior número de sets vencidos; saldo de pontos; maior número de pontos marcados; e sorteio.
A equipe feminina de voleibol da UFSM está no grupo B e enfrenta: UFFS, de Passo Fundo, às 8h; AMF, de Resinga Sêca, às 11h20min; e Feevale, de Campo Bom, às 13h50min. Já o time masculino, também no grupo B, encara: AMF, às 8h; Unipampa, de Uruguaiana, às 13h; e a UFPel, de Pelotas, às 16h20min. Os elencos de Santa Maria são os atuais vice-campeões dos JUGs e estão em busca de conquistar o título de forma inédita.
As disputas de tênis de mesa e xadrez funcionam de forma diferente em relação às demais. Enquanto na primeira modalidade avançam aos JUBs os quatro melhores de cada naipe, no segundo classificam-se os dois melhores. Garantem a vaga, ainda, não a melhor universidade, mas sim os mesatenistas e enxadristas mais bem colocados, independentemente do lugar que representam.
Neste ano, com oito estudantes ao todo, a UFSM chega nos JUGs de tênis de mesa para defender os títulos conquistados em 2022 e 2023, nas categorias geral (apenas demonstrativo, para mostrar qual universidade mais pontuou) e feminino. Vale destacar que, em 2021, uma vez que não foi realizada a etapa estadual em função da pandemia, os alunos Thaís Dalla Rosa e Carlos Zaro estiveram presentes na competição nacional. No xadrez, a Universidade foi campeã masculina e geral em 2023, além de ter alcançado o 2º lugar no naipe feminino. Seis atletas defendem a UFSM na disputa.
Texto: Pedro Pereira, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista