UFSM oferta 30 vagas no curso de licenciatura em Educação Especial Inclusiva pelo Parfor Equidade

Seleção ao curso de formação de professores está com inscrições abertas até 19 de agosto

A UFSM, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e do Programa Parfor Equidade, está com inscrições abertas para ingresso no curso de licenciatura em Educação Especial Inclusiva. São ofertadas 30 vagas para ingresso no segundo semestre de 2024. As inscrições, gratuitas, seguem até o dia 19 de agosto e podem ser feitas pelo acesso ao Edital 061/2024 no site ufsm.br/prograd.

O curso de graduação é presencial e será ministrado no Campus Sede da UFSM, em Santa Maria, nas sextas-feiras e nos sábados. O curso é composto por dez semestres letivos.

As vagas do edital estão organizadas em dois grupos:

Grupo I (15 vagas) – para professores e professoras da rede pública da Educação Básica (EB) e/ou das redes de formação por alternância que já atuem na área do curso sem possuir a formação adequada; e

Grupo II (15 vagas) – para oito modalidades de cota (destinadas a quem cursou o Ensino Médio integralmente em escola pública) e para a Ampla Concorrência (para quem não se enquadra no Sistema de Cotas ou quem não deseja participar da seleção por meio delas).

Para o Grupo I, a seleção utilizará a análise curricular na classificação das pessoas inscritas. A análise vai pontuar o tempo de atuação docente na educação básica e o tempo de atuação com o público-alvo da Educação Especial.

Para o Grupo II, a seleção será realizada pelas notas finais do 3º ano do Ensino Médio em Língua Portuguesa e Matemática. No caso de candidatos(as) que concluíram o Ensino Médio via Enem ou Encceja, as notas usadas serão as de Linguagens e Matemática, conforme o comprovante anexado no momento da inscrição. A análise curricular vai pontuar comprovantes de atuação como monitor do público da educação especial na educação básica e/ou no ensino superior, conforme modelo do edital.

Recomendações para a inscrição – Antes do acesso ao Painel do Candidato para realização da inscrição, a Prograd recomenda aos candidatos a separação e digitalização prévia de toda a documentação solicitada, bem como a leitura atenta do Edital 061/2024 na íntegra, o qual está disponível no site ufsm.br/prograd.

No momento da inscrição, as pessoas interessadas devem preencher o Questionário Socioeconômico com cuidado, pois as informações socioeconômicas, sobre etnia e sobre deficiência serão usadas para definir as cotas em que os candidatos concorrerão às vagas.

As pessoas classificadas deverão, no momento da confirmação de vaga e matrícula, comprovar as condições declaradas perante a Comissão de Ingresso Acadêmico da UFSM, seja pelo envio correto dos documentos, seja por entrevista via webconferência, dependendo da cota em que forem enquadradas, sob risco de perda da vaga.

Parfor Equidade – O Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica tem por objetivo formar professores em licenciaturas específicas. O Parfor Equidade atende às redes públicas de educação básica e às redes comunitárias de formação por alternância, que ofereçam educação escolar indígena, quilombola e do campo, assim como educação especial inclusiva e educação bilíngue de pessoas surdas.

Durante a vigência do curso, cada estudante indígena, pardo, preto, quilombola e das populações do campo, assim como pessoa surda ou pertencente ao público-alvo da educação especial, regularmente matriculada em curso do Parfor Equidade, em conformidade com as regras do item 11 do edital, receberá uma bolsa mensal de R$ 700,00.

Dúvidas sobre a inscrição podem ser encaminhadas ao Núcleo de Ingresso e Seleção Acadêmicos, pelo e-mail falecom@nisa.ufsm.br.

Dúvidas sobre as bolsas, organização do curso e currículo podem ser enviadas ao e-mail parfor.equidade@ufsm.br.