No próximo domingo (10), o Campus da UFSM em Cachoeira do Sul completa 10 anos. Seguindo os ideais de interiorização do ensino superior público, gratuito e de qualidade e os anseios da comunidade cachoeirense, no dia 11 de agosto de 2014 iniciaram-se as aulas do campus.
Começando em um espaço provisório, logo foi preciso expandir. Ocupando diversos locais da cidade, foi em 2019 que algumas disciplinas passaram a ser ministradas no campus definitivo, na Estrada da Ferreira. Nos anos seguintes, setores administrativos, laboratórios e demais atividades acadêmicas também passaram a ser desenvolvidas no campus.
O projeto proposto para o Campus da UFSM em Cachoeira do Sul leva em conta as necessidades científicas e tecnológicas do Rio Grande do Sul e do Brasil ao concentrar esforços na área das engenharias. Assim, pretende-se diminuir as carências e promover o desenvolvimento da mesorregião centro-sul do estado do Rio Grande do Sul, tornando esse campus da UFSM um centro de referência nacional em ensino, pesquisa e extensão nas áreas das engenharias, arquitetura e tecnologias da informação.
Ao longo destes 10 anos, o campus já formou cerca de 300 profissionais e desenvolveu mais de 600 projetos de ensino, pesquisa e extensão. Nestes anos, a unidade passou por diversos desafios, mas sempre pôde contar com a dedicação de sua comunidade, o apoio da população cachoeirense e o empenho de diversos setores da sociedade.
Para os próximos meses, o Campus da UFSM em Cachoeira do Sul está planejando diversas atividades comemorativas.
Texto: Assessoria de Comunicação do Campus de Cachoeira do Sul