Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Trabalho da UFSM garantiu agilidade no controle da doença de Newcastle

Módulo de gestão de emergências sanitárias foi criado pelo Laboratório de Computação Ubíqua, Móvel e Aplicada do Colégio Politécnico



O trabalho de pesquisadores da UFSM foi fundamental para que o Rio Grande do Sul controlasse, com agilidade, a doença de Newcastle. Um software na Plataforma de Defesa Sanitária Animal (PDSA-RS), desenvolvido no Colégio Politécnico, garantiu o controle em apenas oito dias, desde a confirmação oficial até o encerramento do foco da doença, recentemente detectado em Anta Gorda.

A utilização do módulo de gestão de emergências sanitárias na PDSA-RS, criado pelo Laboratório de Computação Ubíqua, Móvel e Aplicada (Lumac), com recursos do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), facilitou o trabalho. A ferramenta de geoanálise já havia passado por um teste robusto, quando foi posta à prova durante o controle de foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, a H5N1, no início deste ano.

Com a doença de Newcastle, a resposta foi igualmente positiva. “A PDSA reduz o tempo de análise de dados, que antes levava de três a quatro horas diárias, a apenas minutos. O resultado é uma resposta ao foco mais rápida e efetiva, com uso racional de recursos humanos e financeiros”, afirma o diretor-adjunto do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Francisco Lopes.

 
O Lumac é coordenado pelos professores Alencar Machado e Vinícius Maran, sendo um laboratório de pesquisa aplicada composto por aproximadamente 25 pessoas, entre professores, técnico-administrativos e alunos de graduação e pós-graduação. Os coordenadores conversaram sobre a aplicação da ferramenta neste caso e em outros no programa Editoria 107.9 da UniFM, com o jornalista Gilson Piber. 

Ouça abaixo!
 
Com informações da Assessoria de Comunicação da Seapi-RS
 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-66491

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes