UFSM tem R$ 25 milhões “congelados” devido a contingenciamento do Governo Federal

Valor deve ser liberado de maneira gradativa em outubro e dezembro

Cerca de R$ 25 milhões do orçamento previsto para a UFSM neste ano foram contingenciados pelo Governo Federal, pelo menos, até o mês de setembro. Desse total, R$ 18 milhões são referentes ao custeio da Universidade (pagamento de contas como luz, água, serviços terceirizados) e R$ 7 milhões na assistência estudantil. Até o momento, não há garantias da liberação dos valores contingenciados, mas informações do Governo indicam que a verba deve ser liberada nos meses de outubro e dezembro.

Segundo a Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) da UFSM, neste primeiro momento não deve haver cortes nos serviços básicos, assim como em bolsas ou no Restaurante Universitário. Entretanto, alguns pagamentos a fornecedores irão atrasar. “Esse contingenciamento vai retardar alguns pagamentos por parte da Universidade. Questões envolvendo a organização interna, como as bolsas, não serão afetadas nesse momento. Mas é importante destacar que, se os recursos não forem liberados até outubro, os impactos serão ainda mais significativos, até mesmo com impacto direto em atividades institucionais”, explicou o pró-reitor de Planejamento, Rafael Lazzari.

Neste momento, será necessária priorização nas despesas urgentes, para definir o pagamento de cada uma. Conforme o titular da Proplan, o impacto deste contingenciamento até outubro só não será maior em razão da equipe econômica da UFSM realizar controle periódico dos recursos para garantia dos pagamentos.

O reitor da UFSM, Luciano Schuch, fala do impacto do contingenciamento e a incerteza acerca do recebimento do valor: “Não conseguimos mais fazer gestão sem planejamento, sem poder executar e pagar as empresas que prestam serviços à Universidade. Isso pode vir a afetar recursos que a gente tem usado para lançar vários editais, que são fundamentais para nós e para a transformação da pesquisa, do ensino e da extensão. Causa insegurança para a instituição”.

Vale destacar que os 8,5 milhões de reais destinados à UFSM pelo Ministério da Educação para recuperar os estragos causados pelas enchentes de maio, não serão impactados. O montante de 19,5 milhões, recebidos através do Programa de Aceleração do Crescimento, que serão utilizados para reformas e construções localizadas em todos os campi da Universidade, também não entram no contingenciamento.

Texto: Pedro Pereira, estudante de jornalismo e bolsita da Agência de Notícias
Edição: João Ricardo Gazzaneo, jornalista