UFSM tem projeto contemplado por programa do Ministério da Defesa e Capes

Projeto do PPGRI obteve o segundo lugar entre 79 propostas avaliadas

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da UFSM, por meio do Grupo de Estudos em Capacidades Estatais, Segurança e Defesa (Gecap), teve proposta contemplada na quinta edição do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional (Pró-Defesa), uma parceria entre o Ministério da Defesa e a Capes. O programa visa à formação de alto nível no setor de Defesa Nacional, promovendo a cooperação com instituições de ensino para desenvolver projetos que enfatizem a produção tecnológica e a preservação da soberania nacional.

Sob a coordenação do professor Igor Castellano da Silva, o projeto “Segurança e Defesa na África: Características, Mudanças e Impactos no Entorno Estratégico Brasileiro” obteve o segundo lugar entre 79 propostas avaliadas. Este é o primeiro projeto apoiado pelo Pró-Defesa totalmente dedicado ao continente africano, destacando sua importância no entorno estratégico brasileiro e a sua relevância para informar políticas públicas de segurança, defesa e desenvolvimento no Brasil.

O projeto coordenado pela equipe de docentes do PPGRI (Igor Castellano, Júlio Rodriguez, Nathaly Schutz e Kamilla Rizzi) receberá financiamento de aproximadamente R$ 1,5 milhão. Propõe criar uma rede de pesquisadores nacionais e internacionais para estudar as dinâmicas de segurança e defesa na África e suas implicações para o Brasil.

Entre os parceiros do projeto estão a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército; Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Universidade Federal de Roraima (UFRR); University of Pretoria, na África do Sul; Universidade de Cabo Verde; Universidade Joaquim Chissano, em Moçambique; Université de Montréal, no Canadá; e Universidad Nacional del Rosario, na Argentina.

A iniciativa espera contribuir para o desenvolvimento de políticas eficazes de segurança e defesa e enriquecer o conhecimento científico por meio da divulgação e publicação das pesquisas realizadas.

Mais informações no Instagram do Gecap.