Em casa, UFSM conquista Jogos Universitários Gaúchos de atletismo, basquete feminino e futsal masculino

Mais times da Universidade lutam por uma vaga aos Jogos Universitários Brasileiros neste sábado (10), também em Santa Maria

A UFSM é campeã dos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs) de atletismo geral, basquete feminino e futsal masculino. No sábado (3), as equipes da Universidade sediaram os campeonatos, que contaram com times de diversas cidades do Rio Grande do Sul. Os representantes da UFSM se sobressaíram e confirmaram as vagas aos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que acontecem de 8 a 19 de outubro deste ano, em Brasília.

Cerca de 40 atletas representaram a Federal nas provas realizadas na pista atlética – que teve a disputa estadual como primeira competição na história desde a inauguração, em agosto do ano passado. Com os resultados, as gurias se consagraram tetracampeãs, uma vez que também venceram em 2018, 2019 e 2022, e os guris pentacampeões, com títulos também em 2018, 2019, 2022 e 2023.

No ginásio do Corintians, no Bairro Centro, simultaneamente, a equipe feminina de basquete da UFSM triunfou e expandiu sua hegemonia, sendo agora tricampeã consecutiva dos JUGs. O esquadrão chega em Brasília com a missão de chegar ao topo do pódio mais uma vez, agora na 2ª divisão – no último ano, as estudantes venceram a 3ª divisão. O elenco masculino, por outro lado, deu adeus ao campeonato com a medalha de bronze. Ao todo, 30 jogadores formaram os dois plantéis.

À noite, foi a vez dos tradicionais guris da Federal garantirem o retorno aos JUBs após 12 anos desde a última participação na etapa nacional. Depois de um longo dia de jogos nos ginásios do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), que coincidiu com a partida do time principal da Universidade pela Série Ouro, os representantes de Santa Maria se consagraram tricampeões do torneio, de maneira invicta.

Já a equipe feminina passou da primeira fase, mas caiu nas semifinais. 31 atletas fizeram parte dos elencos nos JUGs deste ano. Os esquadrões da UFSM voltam a brigar por vagas à competição que acontece em Brasília, no mês de outubro, neste sábado (10). Enquanto o voleibol e o xadrez ocorrem no CEFD, o tênis de mesa é no Royal Plaza Shopping e a modalidade acadêmica é realizada de forma virtual.

Unindo os dois naipes, UFSM se tornou nove vezes campeã dos JUGs (Foto: Luiza Mielke/CEFD)
Gurias do basquete se consagraram tricampeãs dos JUGs de forma consecutiva (Foto: João Gabriel Segabinazzi/Divulgação)
Time masculino de futsal volta aos JUBs após um hiato de 12 anos (Foto: Luiza Mielke/CEFD)

Texto: Pedro Pereira, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias