Equipes de futsal, atletismo e basquete da UFSM disputam os Jogos Universitários Gaúchos de 2024 em casa, neste sábado (03)

Saiba mais sobre os times que representam a Universidade na briga por vagas aos Jogos Universitários Brasileiros

Este sábado (3) será de muitos compromissos para as equipes da UFSM. Nos ginásios 1, 3 e 4 do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), serão sediados os Jogos Universitários Gaúchos (JUGs) de Futsal de 2024. Simultaneamente, na pista atlética, acontecem os JUGs de Atletismo. Fora do Campus Sede, mas ainda em Santa Maria, acontecem os JUGs de Basquete, também ao mesmo tempo.

Somando os naipes feminino e masculino, em torno de 100 atletas, que obrigatoriamente têm vínculo acadêmico com a Universidade, estarão envolvidos entre as modalidades. Enquanto alguns times estão atrás de retomar ou manter hegemonias, outros buscam o título inédito da competição estadual e, consequentemente, a vaga aos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Apenas o campeão se classifica à etapa nacional que, neste ano, acontece de 8 a 19 de outubro, em Brasília. Confira abaixo mais informações sobre as disputas deste fim de semana.

Futsal

Alguns dos atletas que representam a UFSM nos JUGs de Futsal (Foto Rafael Bieger)

As gurias da Federal, na chave C, serão as primeiras representantes da UFSM a entrar em quadra. A estreia será diante do elenco da AMF, de Restinga Sêca, no Ginásio 4, às 8h. Na mesma quadra, elas voltam a jogar às 13h contra a UFRGS, de Porto Alegre.  Já os guris da Universidade encaram a IDEAU, de Getúlio Vargas, às 9h, e a Feevale, de Campo Bom, às 14h. Os dois confrontos ocorrem no Ginásio 3 do CEFD.

Os demais jogos acontecem na sequência. Após todas as equipes se enfrentarem dentro dos grupos, avançam à próxima etapa os líderes e os vice-líderes. Ao triangular final, classificam-se os vencedores dos duelos entre os primeiros colocados das chaves contra os segundos colocados. Nos JUGs de Futsal, também vêm a Santa Maria: Unisinos, de São Leopoldo; UFPel, de Pelotas; Sogipa, de Porto Alegre; Unipampa, de Uruguaiana; e UFFS, de Passo Fundo.

O time feminino quer participar dos JUBs pela primeira vez na história. O masculino por outro lado, está de olho em voltar à competição nacional após mais de uma década. No ano passado, os esquadrões ficaram em 4º e 2º lugar, respectivamente.

Atletismo

JUGs deste fim de semana serão a estreia da pista atlética da UFSM (Foto Ana Alícia Flores)

Os JUGs de Atletismo, que estão previstos para começar às 8h30min, serão a estreia oficial da pista atlética da UFSM desde a inauguração – que completa um ano no dia 25 de agosto. As seguintes provas serão disputadas: corridas rasas em 100, 200, 400, 800, 1.500, 5.000 e 10.000 metros; corridas com barreiras em 100m, 110m e 400m; corridas com obstáculos em 3.000m; revezamentos em 4×100 e 4×400 metros; saltos em altura, distância, triplo e com vara; arremesso do peso; lançamentos do dardo, do disco e do martelo.

A equipe feminina da UFSM chega neste sábado com o objetivo de conquistar os JUGs após uma temporada longe do pódio. Em busca do tetra, as universitárias venceram nos anos de 2018, 2019 e 2022. O elenco masculino, por outro lado, quer o título pelo terceiro ano consecutivo e quinto no geral, uma vez que triunfaram em 2018, 2019, 2022 e 2023. As demais instituições realizam as inscrições no próprio dia, na reunião técnica, que acontece às 8h.

Basquete

Equipe feminina de basquete da UFSM está atrás do tricampeonato consecutivo dos JUGs, após venceram os JUBs em 2023 (Foto Reprodução)

Os JUGs de Basquete, os únicos fora do Campus Sede, serão sediados no ginásio do Corintians Atlético Clube, localizado na Rua General Neto, número 121, Bairro Centro. Nesta modalidade, cada naipe terá uma fórmula de disputa diferente. As gurias da federal terão apenas duas rivais em todo o torneio: às 10h, encara a UFPel; e, se vencer, enfrenta a UFRGS às 18h – se perder, o jogo é às 15h. O campeão será o time melhor posicionado na tabela ao final do dia.

As representantes da UFSM chegam embaladas não só pelo bicampeonato seguido da competição estadual, como pelo título da 3ª divisão dos JUBs, conquistado no ano passado. O esquadrão masculino da UFSM, diferentemente, terá um caminho maior rumo à vaga inédita ao certame nacional. Na primeira fase, os guris pegam a Unisc, às 8h e a Unipampa, às 13h. O líder e o vice-líder da chave avançam às semifinais.

Estes primeiros jogos do mata-mata estão previstos para acontecer às 16h e às 17h, com o primeiro colocado de um grupo encarando o segundo colocado do outro. A grande final ocorre a partir das 20h. Na última edição dos JUGs, a equipe masculina da Universidade terminou com a medalha de bronze.

Texto: Pedro Pereira, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista