Conexões Maternas da sequência às suas atividades com Roda de conversa no CE

Atividades estão sendo realizadas em cada Centro para aproximar os participantes

O projeto Conexões Maternas, que está em andamento desde 2023, tem o intuito de mapear e compreender as demandas das mães da comunidade acadêmica da UFSM.  Em 2024, as rodas de conversa promovidas pelo projeto estão sendo realizadas por centros, tendo em vista a compreensão da realidade de cada estudante e servidora de forma mais próxima. O próximo encontro será no dia 09 de agosto, às 09h15, sala 115, prédio 16 no Centro de Educação.

A proposta é construir coletivamente um espaço de acolhimento e compartilhamento de vivências, para consolidar uma rede de apoio visando melhorar as condições de exercício da maternidade dentro dos espaços de estudo e trabalho dessas mães, independente da idade de seus filhos(as).

Através dos levantamentos realizados durante o ano, a estimativa é que se consiga fortalecer a comunidade, propondo políticas de apoio ao ingresso, permanência e progressão de estudantes e trabalhadoras mães.

O projeto Conexões Maternas está vinculado ao Observatório de Direitos Humanos da UFSM e a Casa Verônica. A atividade é aberta a todas as mães estudantes de graduação e pós-graduação, servidoras docentes e técnico-administrativas do Centro de Educação.